Exame para o ´jaleco´
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
As palavras não perecem
“A vida, enfim, se faz quase toda do que não se vê. Levantamos apenas uma pontinha do véu, quase tudo fica escondido e nos foge nas dobras do mistério. Mesmo o que sentimos e apalpamos é tão só rastro e sinal da realidade maior. Esse é o enigma! Vamos decifrá-lo com bravura e alegria! Não dá para encolher-nos, amofinar-nos, negando os apelos grandes que palpitam dentro de nós e nos convidam a ir mais longe, sempre mais. ´Nasci para o que está mais alto´, diziam os antigos”.
O texto acima é bem antigo, apesar de atual. Seu autor é Dom Luís Gonzaga Fernandes, ex-bispo emérito de Campina Grande, cujo 22º aniversário de morte transcorre hoje.
Um amigo que o tempo não fez arrefecer a desmedida saudade e a admiração.
Outra vez
O Tribunal de Contas da Paraíba considerou irregulares as contas da Secretaria de Estado da Educação de 2019, na gestão do ex-secretário Aléssio Trindade de Barros.
Cabe recurso.
Da boca de…
“… João Azevedo está mentindo para o deputado Adriano Galdino (REP) ou para a família Ribeiro…” (senador Efraim Filho, do União Brasil).
“Anomalia”
“É uma anomalia, é algo que o Judiciário precisa enfrentar: a discussão de uma política remuneratória que garanta que o magistrado possa perceber o que merece, que deve ser compatível com as altas missões que exerce, mas há de se imaginar também a compatibilidade com o sistema constitucional e o sistema legal”, opinou o advogado Harrison Targino, presidente da seccional paraibana da OAB, ao tratar sobre os chamados ´penduricalhos´ que elevam substancialmente as remunerações no Judiciário.
“Adequação”
Para o dirigente da OAB, “esse é um tema que está a desafiar a todos nós. A sociedade clama por uma equação adequada”.
“Eu creio que o Conselho Nacional de Justiça em breve fará a adequação mais compatível com a realidade nacional”, acrescentou.
Aliança
O Banco Master, que negocia a venda de parte de sua operação para o BRB, o banco estatal de Brasília, contratou para representá-lo judicialmente, segundo o jornal O Globo, o escritório Barci de Moraes, onde trabalham a mulher e dois filhos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Silêncio
O sinal da rádio CBN em Campina Grande está desativado desde o começo desta semana.
A emissora utilizava a concessão pública da antiga Rádio Borborema, que havia sido desativada.
Reativação
Essa concessão foi adquirida (juntamente com a TV Borborema) pelo Grupo Norte de Comunicação (sediado no Amazonas), que vai colocar estrear nova programação radiofônica (e o resgate do nome Borborema) em meados de maio próximo.
Da boca de…
“… O grande desafio da seleção brasileira é os jogadores se reconectarem com a camisa verde e amarela…” (Ronaldinho, o ´fenômeno´).
Na mídia
A segunda fase da ´Operação Outside´, desencadeada ontem pela Polícia Federal, na cidade de Patos, foi destaque no jornal O Estado de São Paulo.
Foco
A matéria cita que a PF investiga suspeitas de fraude, superfaturamento e desvio de recursos federais destinados a obras públicas na citada cidade.
Gestão
Desde 2021, a cidade é administrada por Nabor Wanderley (Republicanos), pai do deputado Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara. O contrato investigado é anterior à sua gestão, mas foi executado durante sua administração, assinala a reportagem.
Histórico
Ainda conforme a publicação, o contrato foi celebrado em 31 de dezembro de 2020 entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Prefeitura de Patos.
O valor total, após aditivos, alcança R$ 6 milhões.
´Orçamento secreto´
Os recursos federais foram repassados ao município por meio do orçamento secreto e deveriam ter sido usados para a restauração de duas avenidas, conhecidas como Alças Sudeste e Sudoeste.
Celebração
O ParaibaOnline, segundo site de notícias mais antigo da Paraíba, celebra hoje os seus 22 anos de existência.
Dia para saudar e agradecer a todos as pessoas que atuaram ou atuam no site, compartilhando o desafio diário que é enfrentar as adversidades inerentes às pequenas, mas obstinadas empresas jornalísticas.
Breque
Sob a alegação de “vício formal” na tramitação ocorrida na Assembleia Legislativa, a juíza Virgínia Lúcia Fernandes Martins de Aguiar, da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, sustou a posse de Alanna Galdino (filha do deputado-presidente Adriano Galdino) como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Rito seguido
Em Nota, a Assembleia Legislativa “reafirma que todos os trâmites legais e regimentais foram devidamente observados, reafirmando ainda a legalidade e a regularidade do processo de aprovação da indicada ao cargo, conduzido em estrita observância ao Regimento Interno da Casa”.
Avançou
Proposta que torna obrigatória a aprovação em uma prova no fim da graduação para exercer a Medicina no País, semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já foi aprovada na Comissão de Educação do Senado e aguarda análise da Comissão de Assuntos Sociais da Casa.
Execução
A ideia tem forte apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), que seria responsável por coordenar o exame de certificação dos médicos.
O Exame Nacional de Proficiência em Medicina seria aplicado pelos conselhos regionais duas vezes por ano, noticiou o ´Estadão´.
Novidades à vista no ´universo PET´…
Publicidade