Rumo à ´canonização´
Publicidade
´Daqui não saio´
O deputado estadual (e ex-prefeitável pessoense pelo PT) Luciano Cartaxo ´virou a página´ acerca do isolamento que recebeu do governador João Azevedo (PSB) na eleição municipal deste ano.
Ele disse a este colunista, ontem, que segue na base governista na Assembleia Legislativa: “Nós tivemos uma eleição municipal; nós não tivemos eleição estadual. O meu objetivo é continuar trabalhando pela Paraíba, fazer parte da bancada claramente com a minha autonomia, que é necessária a qualquer parlamentar. Eu acho que a eleição municipal passou. Nós vamos olhar agora para a eleição estadual”.
Sem ambições
O petista observou que já definiu que voltará às urnas em 2026 para tentar a sua reeleição como deputado.
Ele comentou que não está em cogitação mudar de partido quando o pleito se aproximar.
Pífio
“O PT precisa pensar grande, precisa olhar com carinho para as eleições de daqui a dois anos. O resultado das eleições deste ano no Brasil foi muito insatisfatório para o tamanho do partido e para quem tem o presidente da República”, avaliou Cartaxo.
Vaga aberta
O Tribunal de Justiça da Paraíba publicou ontem no Diário da Justiça eletrônico o Edital de Promoção nº 52/2024, que abre inscrições para o cargo de desembargadora do Poder Judiciário estadual, pelo critério de merecimento.
O detalhe
A vaga foi aberta devido à aposentadoria do desembargador João Alves da Silva.
Outra vaga
A mesma edição do Diário da Justiça eletrônico traz o Edital nº 53/2024, para promoção ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, pelo critério de antiguidade.
O detalhe
Esta vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, ocorrida no dia 31 de outubro deste ano.
Empossada
Esta terça-feira foi dia de posse no TJPB, com a chegada de Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas, escolhida como desembargadora na ´cota´ da OAB (quinto constitucional).
“Empatia”
“O que mais me impressiona na vida da desembargadora Anna Carla é a inteligência emocional e a capacidade de empatia dela com as pessoas. Fazer e cultivar amizades e o dom de se colocar no lugar do outro”, acolheu a nova colega a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão.
´Herança´
“Como magistrada, você poderá combater as variadas injustiças, levando esperança e conforto aos que lhe suplicarem. Você carrega os maiores atributos para ser uma grande julgadora, herdados do nosso pai e de nossa mãe: humildade, sensibilidade, retidão de conduta, independência e elevação de caráter”, discursou, em nome do Ministério Público, o promotor de Justiça Davi Lopes, irmão da nova desembargadora.
Visão externa
“Anna Carla inaugura um novo tempo, tornando-se um marco histórico e uma inspiração para toda a advocacia paraibana, que se orgulha de vê-la ocupar esta cadeira pelo quinto constitucional, um instrumento essencial que traz a visão do advogado para o coração da magistratura”, discursou em nome da OAB a advogada Ana Caroline, irmã da nova desembargadora.
´Encarnação´
Anna Carla Lopes dedicou o momento à sua mãe, Fátima Lopes, já falecida: “A garra, a luta, o exemplo, a coragem, a fé de Fátima Lopes estão aqui, em mim. Foi a chama dela que iluminou o meu caminho e me fez chegar aqui, para ser luz na vida de quem chora a dor de injustiças. Fátima Lopes me abriu portas, ela soou em meu ouvido a certeza de que jamais haverá justiça sem igualdade”.
Conterrâneo
Quando fevereiro chegar, a liderança do PT na Câmara Federal será exercida pelo deputado paraibano (eleito pelo Rio de Janeiro) Lindbergh Farias (RJ).
Adequação
O deputado-presidente Adriano Galdino (REP) informou na sessão de ontem da Assembleia Legislativa que na sessão da próxima terça-feira pretende colocar em votação uma adequação do regimento interno da ALPB, no sentido de eventualmente realizar uma nova eleição para a mesa diretora que vai gerir os destinos da Casa no biênio 2025/2026.
Monitorando
“A gente está acompanhando o desenrolar e a situação do Supremo Tribunal Federal, no sentido de não considerar as eleições antecipadas. Se isso se confirmar – o caso da Paraíba ainda não está em pauta -, eu vou me antecipar e fazer a eleição antecipada para que a gente possa superar esse obstáculo”, situou Galdino.
O detalhe
O Supremo deverá apreciar, até a próxima semana, casos semelhantes em Assembleias Legislativas de três estados.
Ano novo
Adriano informou que provavelmente ficará para o começo de 2025 a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, cuja vacância (Arthur Cunha Lima) deverá ser concretizada no dia 19 de dezembro.
Retorno
O presidente da ALPB disse que “existe sim a expectativa na base do governo de que Jhony Bezerra (ex-prefeitável campinense pelo PSB) possa retornar à Secretaria de Saúde”.
Interinidade
Adriano Galdino vai assumir às 18 horas de hoje – no Centro de Convenções de João Pessoa – o comando do Executivo estadual.
´Dose´ dupla
Galdino concedeu uma audiência ontem ao presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Cassiano Pereira, com quem estará novamente amanhã na condição de governador interino.
Demandas
O dirigente da Fiepb está reivindicando a redução da alíquota ´modal´ (básica) do ICMS (fixada em 20%) e um Refis para os contribuintes estaduais.
´Patrol´ congressual
O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) avança para beirar a unanimidade na disputa pela presidência da Câmara Federal.
Nesta terça-feira, ele obteve o apoio da bancada evangélica e atingiu o apoio de 15 partidos e estimados 385 votos – 128 a mais do que o mínimo necessário para definir a disputa já no 1º turno.
Já tem vereador eleito ´pulando a cerca´…
Publicidade