Com o uso da semiótica
Publicidade
´Vermelho de raiva´
Presidente do PT em Campina Grande, o professor Hermano Nepomuceno fez um desabafo nos microfones da Rádio Caturité FM – Jornal da Manhã -, em função da ´intervenção´ promovida pela direção nacional do seu partido, que retirou o apoio à pré-candidatura a prefeito do deputado Inácio Falcão (PCdoB) e decidiu pelo apoio ao ex-secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra (PSB).
Confira trechos do disse o dirigente petista.
´Patrol´
“Foi um rolo compressor. Em nenhum momento, em nenhuma instância, tinha entrado em discussão apoio ao ex-secretário Jhony Bezerra.
“Revolta”
“Houve uma ´operação´, pelo que eu consegui reconstituir. Há um clima de revolta. É um absurdo! É uma proposta que nunca foi discutida. O PSB ausentou-se (do Fórum Pro-Campina). Jhony não dialogou com mais ninguém.
Vaga de vice
“O que se discutia na mídia era a disputa pela vaga de vice de Romero Rodrigues. O próprio Jhony colocou que Romero era um bom candidato; que o PSB poderia se compor e abrir mão da cabeça de chapa.
Se…
“Na semana passada, Jhony deu uma entrevista em que ele destacou a sua candidatura, mas ao final ressalvou que se Romero viesse para as oposições era um nome que poderia unificar, e que esse entendimento estaria a cargo do governador.
Como…
“Em Campina não se decide mais nada; em João Pessoa não se decide mais nada. A decisão vai ser lá em cima (Brasília).
… Vai ficar
“Vai haver problemas. Vai ter um espaço, em algum momento, que vão sentar os representantes (nacionais) do PT, PV e PCdoB para deliberar sobre Campina Grande.
Em espera
“Você tem um ´jabutizão´. A Executiva (nacional do PT) aprova uma proposta de apoio a uma candidatura que se pretende não ser cabeça de chapa, e que está esperando um aceno para ser a vice de Romero. Isto é a verdade! É uma disputa muito estranha!
´Ponte´
“Estão querendo rifar Campina de olho na eleição de 2026. E nós queremos discutir Campina em 2024. A cidade virou um detalhe, uma passagem, uma ´ponte´.
Descompromisso
“A direção estadual do PT não tem nenhuma preocupação com a chapa proporcional do partido em Campina”.
No limite
O prefeito Cicero Lucena (PP-JP) decidiu utilizar todo o prazo fixado pela legislação eleitoral e só vai realizar a convenção para homologação de sua candidatura à reeleição no dia 5 de agosto.
Por sinal, dia de seu aniversário.
Apoio explicito
Líder do Progressistas na Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Rostand Paraíba prestigiou, anteontem, a formalização do apoio do partido Rede de Sustentabilidade ao prefeitável Jhony Bezerra (PSB).
Avançadas
Muitas lideranças do Republicanos em Campina já estão agregadas à pré-campanha do prefeitável socialista.
Agora…
“É preciso dar ao povo do Nordeste a chance de ele poder competir. A gente não quer tirar nada de ninguém, a gente quer apenas ter a mesma oportunidade. O nosso filho não quer tirar o rico da universidade, a gente quer ter o direito de competir com ele no Enem. A gente quer ter a chance de sentar lado a lado e ver quem estudou mais.
… É Lula
“Dizer que o pobre é mais burro que o rico é mentira, porque (o educador) Paulo Freire dizia ‘quando as crianças comem, todo mundo vira inteligente’. Então, tomei quase como uma profissão de fé (os investimentos em educação)”.
Presidente, ontem, em discurso no Ceará.
Arraial
Estão sendo esperados neste final de semana, para participar do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Davi Alcolumbre (UB-AP), ex-presidente do Senado, como também o presidente da Câmara Federal, deputado Artur Lira (PP-AL).
Concluída
A cúpula petista já está de posse da pesquisa contratada para balizar a decisão acerca da candidatura própria a prefeito de João Pessoa.
Enxertos
Na sessão de ontem do Legislativo campinense, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025 foi aprovada com várias emendas propostas e aprovadas pela majoritária bancada de oposição.
O detalhe
A estimativa de receitas para o ano que vem é da ordem de R$ 2,1 bilhão.
Quinhão
Foi aprovada a destinação de 1,2% das receitas correntes líquidas para as emendas impositivas a serem propostas pelos próprios vereadores.
Sem ponte aérea
O senador Efraim Filho (UB-PB) decidiu antecipar o seu pedido de licença, e ontem o seu 1º suplente, empresário André Amaral (UB), assumiu a titularidade do mandato.
Duração
A licença de Efraim é por 121 dias – vai até 17 de outubro próximo – “para tratar de interesses particulares”.
“Uma das joias”
“É com orgulho que venho compartilhar os vastos potenciais econômicos da minha querida Paraíba, estado que se destaca pela resiliência e capacidade de crescimento. O setor de turismo é uma das joias da nossa economia, onde, além do turismo de negócios, as praias são verdadeiros refúgios para os amantes do sol e do mar”, discursou André em sua posse.
O detalhe
André Amaral tem domicílio atualmente na cidade de Alagoa Grande.
Condutora
Com pré-campanha de pouca visibilidade até o momento, a prefeitável Rosália Lucas (PSD), ex-secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, comentou ontem em suas redes sociais que “Campina Grande é uma Ferrari. E eu adoro dirigir”.
Dica noturna
Será às 19 horas de hoje, no centro de imprensa do Parque do Povo, em Campina, o lançamento do livro O Hilário da Política, do jornalista e acadêmico Geovaldo de Carvalho.
Fotografia de momento
Com Romero Rodrigues (Podemos) dialogando (quase que simultaneamente) com interlocutores que provavelmente estarão em campos opostos nas eleições deste ano em Campina Grande – e com a sua deliberada estratégia de evitar declarações públicas -, resta, além da espera, acompanhar as reações e procedimentos desses interlocutores do deputado.
Uma das alternativas, evidentemente que limitada, é a semiótica, que – simploriamente – vem a ser o estudo dos signos, das linguagens verbais e não verbais.
Dito isto, é perceptível que na semana que chega ao fim aumentou o grau de indefinição de Romero acerca de sua propalada candidatura oposicionista a prefeito.
Há candidatos a vereador pelo Podemos rezando para Romero não desistir da disputa…
Publicidade