Casamento tem que incluir João
Publicidade
O silêncio da irreverência
Por muitos anos, participei ativamente da cobertura do Maior São João do Mundo na Rádio Caturité.
No palco ou transitando pelas barracas e palhoças do Parque do Povo, Biliu de Campina era uma presença constante, ´carregada´ e extrovertida.
Não passava despercebido quando parava para conversar e – quase sempre – reclamar de algo ou de alguém.
Desde a sua morte, na tarde de ontem, muito tem sido falado sobre o artista, cujo improviso e irreverência no palco superava as limitações de voz.
Seu ´habitat´
Mas, particularmente, a memória mais viva e intensa de Biliu está localizada na Praça da Bandeira, seu ´ponto´ principal quando não sumia por muitos dias e se isolava num sítio que possuía nos arredores de Campina Grande.
´Aulas´
Em incontáveis e memoráveis noites, uma turma se reunia na Praça da Bandeira para conversar sobre tudo e todos, mas também era um espaço privilegiado para sorver um pouco da ´bagagem´ que Biliu acumulou da cultura brasileira, especialmente nordestina, e também da história campinense.
Oculto
Este privilegiado potencial de Biliu pouco foi desfrutado e até mesmo conhecido pela gente campinense, ofuscado pela verve artística inerente à sua subsistência.
Marcas do…
Em torno do ´trailler´ de ´Ari do Lanche´, muito da nossa história foi revelada e aprofundada, madrugadas adentro, com a informalidade e as inevitáveis gargalhadas que não davam espaço para a contemplação do relógio ou a insinuação do sono.
… Que se foi
Nas ´chamadas´ atuais da turma da Praça da Bandeira, mais uma ausência começa a ser registrada diariamente.
As cadeiras vazias já prevalecem, como a notificar que o impiedoso tempo é devorador também de amizades; e igualmente a abrigar somente na lembrança o que até pouco tempo era descontração e aprendizado, sob o testemunho silencioso e encantador da lua.
Só a ´casca´
Por trás daquele Biliu aparentemente razinza, radical, irônico e de difícil acesso, existia um coração generoso e um amante desmedido de Campina Grande e deu povo.
Como cantava seu amigo Dominguinhos, “chora sanfona sentida”.
Da boca de…
“… Qual é a prioridade? No Brasil de hoje falta uma liderança política com visão de futuro que permita hierarquizar os nossos problemas e gerar novamente o pacto social que tornou o real possível…” (economista Pérsio Árida).
´Dever de…
Nesta segunda-feira, João Azevedo (PSB) renovou a aposta na candidatura do prefeitável campinense do PSB: “Jhony (Bezerra) está caminhando muito bem, fazendo Plenárias com muita gente. E isto demonstra uma força MUITO GRANDE do pré-candidato. Eu sempre disse que pré-candidato tem que se viabilizar”.
… Casa´
“Jhony está fazendo este trabalha com EXTREMA COMPETÊNCIA”, acrescentou o governador.
Combinação…
O jornal Folha de São Paulo noticiou que após suspeitas de combinação de preços, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu uma investigação para apurar se as empresas Gol e Latam combinaram preços mais elevados.
… Sob apuração
A suspeita principal, ainda conforme a publicação, é de que houve acerto via sistemas informatizados de emissão de bilhetes.
Retomada
As presidentes do PSD em nível de Paraíba (senadora Daniella Ribeiro) e de Campina Grande (vereadora Eva Gouveia) se reuniram no dia de ontem, em João Pessoa.
Ausente
A senadora estava há muitos dias distante da ´ribalta´ política e este ano passou ao largo do período mais ´abrasador´ do Maior São João do Mundo, por motivações desconhecidas.
Não vai rolar
Quando a conversa enveredou pela sucessão em Campina Grande, veio à tona uma decisão consumada da edil: pelo rito normal, ou seja, por encaminhamento do diretório municipal, a ex-secretária de Estado Rosália Lucas não terá legenda para disputar a prefeitura.
“Macro”
“Tratei sobre a questão macro do PSD com a minha amiga e presidente Daniella, com quem desfruto de uma ótima relação. Sempre muito positiva as nossas conversas. A gente se entende bem”, relatou posteriormente Eva.
Fora do radar
Indagada posteriormente sobre qual é o futuro da pré-candidatura de Rosália?
“Não tenho notícias dela” – respondeu lacônica Eva, mas de forma assimilável.
Mexer num…
Conforme a publicação econômica InfoMoney, a equipe econômica do governo Lula estuda diferenciar os reajustes de pagamentos feitos pelo INSS.
… Vespeiro
A ideia seria permitir que aposentadorias e pensões, benefícios previdenciários pagos para quem contribuiu ao INSS, tenham regras mais favoráveis de correção do que benefícios que não exigem contribuição do trabalhador, como o BPC e o abono salarial, por exemplo.
Elastecido
Presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Hugo Motta disse ontem que o deputado/prefeitável Romero Rodrigues (Podemos) tem “o prazo” até as convenções (dia 5 de agosto) para definir a sua candidatura.
Habilitado
Enquanto isso, Motta confirmou que “temos dialogado com Jhony Bezerra (PSB), que entendemos estar preparado para esta disputa e tem condições de disputar e de ser prefeito, pelo trabalho que realizou como secretário de Saúde do Estado”.
Unidade
Para o dirigente do Republicanos, “temos que trabalhar para que estejamos todos juntos e unidos. É isto que o Republicanos defende”.
Triângulo eleitoral
Mas, voltando ao impasse sobre Romero, Hugo Motta ressaltou que o eventual “apoio a Romero está vinculado à sua adesão ao grupo do governador João Azevedo”.
– Temos alinhamento com o governador. Ele (Romero) tem que vir para uma candidatura de oposição – acrescentou o deputado.
“Oh, longo caminho que nunca se acaba”…
Publicidade