Afagos pragmáticos aos conterrâneos
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
´Tisnou´
Reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo noticia que “a aliança negociada pelo deputado Hugo Motta (Republicanos) com o PT da Paraíba para eleger seu pai (Nabor Wanderley) para o Senado está em risco após desentendimentos causados pela política nacional, situação que tem amplificado a tensão entre o presidente da Câmara e o presidente Lula (PT) e que tende a se agravar à medida que se aproxima a eleição”.
“Isso cria dificuldade”, disse a presidente do PT da Paraíba, Cida Ramos à ´Folha´.
´Você decide´
De sua parte, o senador Veneziano Vital (MDB) afirmou que “o PT local sabe, assim como o PT nacional, que tem duas opções: entre a confiança e a sabida traição”.
Na íntegra
Leia a reportagem completa aqui.
Novo canal
O SBT anuncia para a próxima segunda-feira a estreia do seu canal de notícias – o “SBT News”, que inicialmente será acessível via empresas de telefonia – Vivo TV, Claro TV, Samsung TV.
Momento papal
“Ninguém salva o mundo sozinho”.
Leão XIV, na catequese do último sábado.
Palavras…
Comentário do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) sobre a recente parceria firmada entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba com relação à cessão da estrutura da Estação das Artes ao Estado.
… De um ex-prefeito…
“Impressionante. Um se ´livra´ de um equipamento artístico como é a Estação das Artes e outro pactua para acabar com a finalidade deste para tentar criar factoides eleitorais em torno de tecnologia.
… Pessoense
“Computadores quânticos trabalham com temperaturas de zero grau absoluto e não podem pensar em maresia. De concreto, só uma coisa: o desprezo que João, Cícero, Lucas e cia têm pelas artes e pela cultura”.
Portas…
Reportagem do ´Estadão´ mostrou que 80% das delegacias da Mulher no Brasil descumprem a lei e não funcionam 24 horas por dia.
… Fechadas
O jornal cita a Paraíba, onde apenas existem delegacias ativas da Mulher em Campina e João Pessoa, apesar de o governo estadual ter anunciado a criação e 54 unidades em todo o Estado e só efetivado 21.
Livrou-se
O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), desconsiderou parecer da área técnica da Corte e livrou o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) de multa e de ressarcir os cofres públicos por ter empregado em seu gabinete uma suposta funcionária fantasma, informou o site Metrópoles.
Duplo vínculo
O ônus de R$ 20 mil, em multa, mais R$ 164 mil pelo acúmulo indevido de remunerações ficou somente à custa de Solange de Oliveira Mota, que acumulou os cargos de secretária parlamentar de Aguinaldo Ribeiro e o de auxiliar de limpeza em uma escola estadual na cidade de Sapé, em uma jornada de 40 horas semanais.
Parecer…
A Unidade de Auditoria Especializada em Tomada de Contas Especial do TCU havia concluído pela responsabilização tanto da ex-funcionária quanto de Aguinaldo Ribeiro, por entender que o parlamentar, como superior hierárquico dela, “permitiu pagamentos de remuneração à comissionada sem a comprovação do cumprimento das tarefas laborais”.
… Desconsiderado
Para a área técnica, ainda conforme o ´Metrópoles´, o ponto central não estava no cumprimento da jornada de trabalho por Solange Mota, e sim no fato de não ter ficado comprovado “qualquer contraprestação de serviço” dela.
Versão
A assessoria de imprensa de Aguinaldo afirmou que “ela desempenhou as funções parlamentares, a que era demandada, e, no momento em que foi entendido pela irregularidade da acumulação dos cargos públicos, o deputado federal exonerou a antiga servidora”.
Escolhido
Ainda sobre Aguinaldo. Ele foi designado ontem, pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, para relatar o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 128/2025 – proposta que prevê a redução de 10% nos benefícios tributários a partir do próximo ano.
“Privilégio”
Segundo Motta, o objetivo central do projeto é revisar incentivos fiscais historicamente concedidos pelo governo federal.
“Benefício fiscal sem retorno para a sociedade é privilégio”, enfatizou Hugo.
Não é por ´obra do Divino Espírito Santo´, mas sim com os olhos voltados para o seu projeto político-eleitoral do próximo ano, que Hugo Motta tem escalado conterrâneos para presidir ou relatar ´generosas´ comissões parlamentares.
A saber: Murilo Galdino (Republicanos) – Comissão Especial para Revisão da Lei dos Portos; Ruy Carneiro (Podemos) – Comissão da Previdência; Damião Feliciano (União) – relatoria do projeto para aumento da quantidade de deputados federais (de 513 para 531); Romero Rodrigues (Podemos) – para presidir a PEC (emenda constitucional) para novo parcelamento das dívidas dos municípios; e o próprio Aguinaldo para a relatoria do projeto para regulamentar o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial.
Gervásio Maia e Jhony Bezerra têm ´flertado´ com o Partido Verde…
Publicidade