Acordo quebrado
Publicidade
Chapa montada
Presidente estadual do PSDB, o deputado Fábio Ramalho informou nesta terça-feira que a legenda divulgará na próxima sexta-feira os nomes dos principais concorrentes a cadeiras no Legislativo de Campina Grande nas eleições de outubro próximo.
“Buscamos fazer três vereadores”, avaliou.
Completa
Segundo ele, o PSDB conseguiu montar a ´nominata´ (lista) com o número máximo de postulantes possível, segundo a legislação eleitoral: 24 (1 a mais do que a quantidade de cadeiras existentes na Câmara).
´Puxadores de voto´
O ´tucano´ disse que o partido manteve em seus quadros o vereador Janduy Ferreira e o ex-vereador ´Dinho Papa-Léguas´.
Deu o esperado
No tocante à ´novela´ Tovar Correia Lima, Fábio disse que não foi surpresa a sua permanência no PSDB, até porque nunca o deputado exteriorizou a ele a intenção deliberada de deixar o partido.
´Daqui não saio´
Questionado se o ´tucano´ está em vias de migrar para a bancada governista na Assembleia Legislativa, Ramalho respondeu: “O que ele me disse, no meu gabinete, foi justamente o contrário (do que tem sido especulado na mídia): em hipótese alguma vai aderir ao governo João Azevedo (PSB).
Incógnita
O renomado site de notícias brasiliense Congresso em Foco listou dois congressistas paraibanos como prováveis postulantes às eleições deste ano: senadora Daniella Ribeiro (PSD) e o deputado Romero Rodrigues (Podemos).
Menor retenção
O governo federal planeja reduzir o recolhimento compulsório da poupança, de 20% para 15%, dinheiro que precisa ficar depositado no Banco Central.
Mais crédito
De acordo com o jornal O Globo, a diferença seria alocada para ampliar de 65% para 70% o direcionamento da caderneta de poupança em operações do financiamento imobiliário do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
O detalhe
Espera-se que as medidas possam injetar R$ 300 bilhões no mercado.
Leque
O deputado Sargento Neto, do Partido Liberal e líder do bloco de oposição na Assembleia Legislativa, disse ontem que a legenda já encaminhou ao prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) os nomes de filiados que poderão ajudar na condução administrativa da prefeitura ao longo dos próximos meses.
O detalhe
O próprio nome do Sargento Neto foi inserido. Extraoficialmente, especula-se o seu nome para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
Sejel
Também é especulado o nome do presidente do PL na cidade, Bruno Roberto, para comandar a (vacante) Pasta de Juventude, Esporte e Lazer.
Interlocuções
Bruno Cunha Lima passa alguns dias desta semana em Brasília para contatos políticos sobre a sucessão campinense, uma vez que o tempo de definições das filiações partidárias se exauriu no último final de semana.
TCE
De forma rápida e unânime, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou ontem reformulações na Lei Orgânica e no plano de cargos do Tribunal de Contas da Paraíba.
Antes tarde do…
Será lançado, ainda neste semestre, pelo governo federal, um plano nacional de ferrovias, conforme anunciou o Ministério dos Transportes.
… Que nunca
O investimento previsto, segundo o jornal Valor Econômico, é da ordem de R$ 20 bilhões, cujos recursos virão principalmente das renegociações de renovações antecipadas de concessões com as operadoras ferroviárias Vale, Rumo e MRS.
Microfone
Em entrevista a este colunista, ontem, ao final da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) tornou a fazer declarações polêmicas sobre a sucessão campinense e sobre as ainda distantes eleições gerais de 2026.
Senado
Nesse último item, ele tomou por base as recentes declarações da senadora Daniella Riberio (PSD) informando que pretende disputar a reeleição.
Veja a seguir a síntese do que disse o presidente da ALPB.
Previsível
“Em momento algum eu imaginei que ela (Daniella) não seria candidata (à reeleição). A senadora faz a seguinte leitura: na hipótese de o seu filho Lucas Ribeiro assumir o governo e ser candidato à reeleição, seria uma candidatura que eu considero de muita dificuldade em ser eleito. E assim a senadora não arriscaria tudo na reeleição do filho.
Apoio de peso
“Por outro lado, com um filho candidato a governador, a candidatura dela tem total possibilidade de êxito. Então ela (Daniella) não vai arriscar um mandato certo de senadora em uma candidatura que teria muitas dificuldades para ser vitoriosa.
Revisão
“A lógica é Daniella ser candidata (novamente) a senadora, e isso, com certeza, vai dificultar a composição da chapa da base do governo, vai atrapalhar. Vamos ter dificuldades, até porque o que foi pré-acordado era que o governo teria uma chapa para o Senado que teria o governador João Azevedo e o deputado federal Hugo Motta (REP). Com essa nova roupagem, o acordado precisa ser revisto e dialogado. E, com toda certeza, haveremos de ter dificuldades.
Por que não se filiou?
“Tovar sempre teve de nossa parte uma simpatia enorme. A questão de Tovar passou por segurança jurídica.
De direito
“O Republicanos vai lutar sim pela vaga de vice (na chapa da oposição em Campina Grande). É um espaço merecido, convenhamos. Quem alimentou a chapa da candidatura de Romero Rodrigues foi o Republicanos, através da minha pessoa e dos deputados Hugo (Motta) e Murilo (Galdino).
Timoneiro
“Alimentamos essa candidatura durante todo o tempo, até quando Romero silenciou; quando os seus amigos, que na sua maioria têm um pezinho ou a mão na prefeitura de Campina, e ficaram caladinhos, nós estávamos lá alimentando a chapa da candidatura de Romero.
“Caladinhos”
Ainda Adriano: “Sempre tratamos a candidatura de Romero como uma coisa real, diferentemente dos companheiros ligados a Romero, que ficam todos caladinhos porque têm um pé na prefeitura, um dedinho ou o corpo todo lá dentro, e ficam calados, até para manter as suas coisas na prefeitura. Mas o Republicamos sempre manteve ativamente a candidatura de Romero. E acredito piamente que Romero será candidato”.
Jhony Bezerra sonha com a ´vaga´ de Romero na Câmara Federal…
Publicidade