O que você procura?

Fechar

Arimatéa Souza

Projeto “fantasma” é aprovado em segundos

Arimatéa Souza
Publicado em 9 de outubro de 2026 às 0:12

Reacomodação dos votos

Na primeira pesquisa do Instituto Datafolha sobre o 2º turno da eleição para presidente – Flávio Bolsonaro 52% e Lula 48% nos votos válidos -, uma amostragem merece destaque.

É a que mostra a migração dos votos de eleitores de ex-presidenciáveis da oposição no 1º turno: Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo): 46% foram para Flávio e 32% para Lula.

Acesso direto

Registros obtidos pelo site Metrópoles revelam que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” foi recebido pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), atual presidente da Câmara Federal, e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus na cobertura de um conhecido lobista em Brasília.

Brindes

O encontro ocorreu em 6 de dezembro de 2024, uma sexta-feira.

Naquela ocasião, a farra dos descontos indevidos nas aposentadorias e pensões do INSS estava a todo vapor.

Nas imagens publicadas pelo site, o Careca do INSS aparece interagindo com Hugo Motta e Jhonatan de Jesus, enquanto bebem vinhos e espumante.

Reaparecimento

“A vida continua. A gente apreende, não se amargura e vai pra frente. Dever cumprido é algo que sempre me dá paz e tranquilidade”, afirmou ontem o ex-prefeito de João Pessoa e ex-candidato a governador Cícero Lucena (MDB) sobre o revés eleitoral do último domingo.

O detalhe

Cícero já retomou as suas visitas diárias e já tradicionais aos mercados públicos e restaurantes pessoenses.

Relato da…

Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ocupou a tribuna do Senado, quarta-feira última, para agradecer a votação obtida (974.550 votos) no último domingo, que proporcionou a sua reeleição, mas também para externar em nível de Brasil o que se passou na última campanha na Paraíba, por ele qualificado como uma “tentativa escancarada” de compra de um mandato de senador da República.

… Tribuna

“Em 31 anos de vida pública, eu não assisti nada que pudesse se parecer com os absurdos que nós vimos nas eleições de 2026 na Paraíba. Simplesmente se instalou na Paraíba um grupo que disse: ‘eu quero saber quanto é que custa um mandato de senador. O valor que for necessário para que nós tenhamos esse mandato será o valor que nós colocaremos à disposição’, tratando o estado, o eleitorado e as lideranças paraibanas como se fossem verdadeiras mercadorias, objetos de consumo com precificado valor”.

“Indecente”

O senador reeleito verbalizou no plenário do Senado alguns dos relatos que recolheu ao percorrer nas últimas semanas o território paraibano.

“Pessoas que não tinham comedimento na abordagem, que se lançavam a perguntar ‘o que é que você quer? quanto é que você deseja para deixar de votar em Veneziano e votar no seu oponente?’ (…) Na Paraíba nós tivemos algo impressionante, indecoroso, indecente, excrescente”, discorreu Veneziano.

No “muro”

O que restou do PSDB decidiu por manter posição de neutralidade no segundo turno da sucessão presidencial.

“O PSDB reafirma seu compromisso com a democracia e espera que o presidente eleito possa liderar o Brasil no caminho da prosperidade, da justiça e da pacificação nacional”, diz a nota divulgada pela direção ‘tucana´, liderada pelo deputado Aécio Neves (MG).

Reciprocidade

O deputado (reeleito) Michel Henrique (PP) vai se licenciar 121 dias da Assembleia Legislativa da Paraíba e abrir espaço para a suplente Sílvia Benjamin (Republicanos).

“Silvia fez um grande trabalho na Assembleia e, quando estava no Republicanos, ela contribuiu sobremaneira para o partido. Ninguém chega em lugar algum sozinho. É um gesto de reconhecimento às pessoas que contribuíram para o partido”, justificou Michel.

2º turno

O professor Neilor Cesar é o novo reitor do IFPB para o quadriênio 2026–2030. Ele obteve 54,52% dos votos válidos.

Já o professor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, segundo colocado, recebeu 45,52% dos votos válidos.

Interlocutores

Nesta quinta-feira, o presidente Lula teve reuniões com os deputados paraibanos Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos).

Nova equipe

O governador Lucas Ribeiro (PP) informou ontem que vai convidar o ex-prefeito de Patos e ex-candidato a senador, Nabor Wanderley (Republicanos), para integrar o seu secretariado.

“Nabor é um nome espetacular. Foi prefeito de Patos e deixou a cidade organizada, limpa. Fez uma grande gestão e pode contribuir muito bem numa gestão como a nossa”, acentuou Lucas.

“Foguete”

Está revestido de muito mistério o projeto de lei complementar número 002/2026, aprovado em aproximadamente 10 segundos, na parte final da sessão ordinária de ontem do Poder Legislativo de Campina Grande, sem verificação do quórum mínimo para deliberações.

A obscuridade começa pela data da propositura: 27 de abril de 2026, mas votado em “regime de urgência”.

Enunciado

A divulgação e a transparência do projeto ficaram restritas à leitura do enunciado da matéria: “Altera o anexo II da Lei 4.563 de 10 de outubro de 2007, que institui as diretrizes básicas para a implantação do Plano de Reclassificação de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do Poder Legislativo, cria cargos e dá outras providências”.

Rito sumário

Não houve qualquer discussão entre os edis e a aprovação só não ocorreu de forma unânime porque o vereador Olímpio Oliveira (Podemos) não estava no plenário e optou pela abstenção.

Para coroar o mistério, o projeto não foi disponibilizado no Sistema de Apoio do Processo Legislativo (SAPL).

“A falta de transparência resulta em desconfiança”, ensinava conhecido líder spiritual Dalai Lama.

 

O prefeito pessoense Leo Bezerra vai com quem no 2º turno da sucessão presidencial…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba