Arimatéa Souza

A volta do ´pires´ e da ´faca´ na mão

Arimatéa Souza
Publicado em 9 de novembro de 2024 às 1:15

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Passado & futuro

“Um espaço que nos permite celebrar o passado e iniciar um novo ciclo”, mediante a “ressignificação” do local.

Foi assim que Carol Gadelha, diretora de Estratégias e de Inovação do Grupo Unifacisa, apresentou esta semana o remodelado prédio onde passa a funcionar o Museu de Arte e Ciência de Campina Grande.

“Aprendizagem ativa”

Carol acentuou aos presentes à solenidade de inauguração que “os museus de hoje são lugares de aprendizagem ativa, que valorizam as experiências e estimulam os experimentos”.

“Lúdica e criativa”

O novo ambiente de cultura de Campina constitui “um museu para todos e para transformar”, atestou Carol.

“Uma obra leve, lúdica e criativa”, emendou.

Maturação

Principal responsável pela celebração do convênio da UEPB com a Fundação Pedro Américo, visando a reabertura do museu (localizado no bairro do Catolé), o ex-reitor Rangel Júnior observou em seu pronunciamento que “quando a gente avança na barreira dos anos se dá conta da finitude do tempo”, o que enseja um retrospecto do que foi feito e construído pela vida.

Estranheza

Diante da homenagem que recebeu (Medalha Fred Ozanan), o professor Rangel admitiu que “acho estranho receber, porque não recebo quase nada” pela vida, “a não ser o salário”.

Repasse

Rangel Júnior lembrou que em 2008 o então governador Cássio Cunha Lima transferiu a missão (e os recursos) de construir o prédio e a posse do museu para a UEPB, com o temor de que a obra não fosse inteiramente concluída.

O detalhe

Igual procedimento foi adotado no tocante ao Museu de Arte Popular, o chamado ´Museu dos 3 Pandeiros´, localizado às margens do Açude Velho.

Sinal de alerta

Presidente da Fundação Pedro Américo, o empresário Dalton Gadelha registrou na ocasião que o ´despertar´ para a necessidade de dar vida e funcionalidade ao museu ocorreu quando assistia ao programa Ideia Livre da então TV Itararé (atualmente Rede Ida).

Cadeado

A certa altura de uma entrevista com o então reitor Rangel Júnior, esse revelou que o espaço estava sendo desativado devido à dificuldade orçamentária que a UEPB enfrentava, e que não tinha logrado êxito nos contatos que havia feito com várias empresas e entidades em busca de parcerias.

Reativo

“Procurei Rangel no outro dia”, frisou Dalton, reconhecendo que, nesse primeiro momento, “não sabia o que fazer”.

“Uma certeza”

“Só tinha certeza de uma coisa: um equipamento como este não poderia ficar fechado, principalmente numa cidade buliçosa e inovadora como é Campina Grande”, enfatizou.

Gestão

Após muitas tratativas acerca do modelo para o estabelecimento da parceria entre a UEPB e a Fundação Pedro Américo, chegou-se ao consenso para uma cessão por comodato, pelo período de 25 anos.

Superveniente

O empresário pontuou que a pandemia da Covid 19 atrasou os planos e o calendário para a reabertura do museu.

Juventude

Dalton externou a sua vontade de observar “este museu repleto de jovens e adultos interessados em construir um mundo novo”, ressaltando mais adiante que “é preciso falar a mesma linguagem dos jovens”.

“Este museu vai falar intimamente com os jovens”, emendou.

´Metrópole´

O presidente da Fundação Pedro Américo afirmou que “aprendemos a apostar nesta buliçosa Campina”, recordando que para o seu pai José Gadelha (já falecido, que residia na cidade de Sousa), “Campina era nossa Nova Iorque”.

Finitude

Dalton Gadelha realçou que segue cultivando planos e sonhos, mas que o avançar da idade certamente não lhe permitirá consumar todos os sonhos – “não vou ter tempo”.

Utopia

Ele externou o imaginário desejo de “reencontrar o meu pai e ouvir dele, depois de um longo e fraterno abraço, diante dos meus filhos, que são hoje os netos dele, ouvir dele: ´Dalton, o seu trabalho, assim como o meu, definitivamente dignifica o ser humano. Vai em frente meu filho´. Eu gostaria tanto de ouvir isto!”

Da boca de…

“… Todo e qualquer predador sexual necessita ser incontinenti parado. Um dia a mais em liberdade pode significar uma nova vítima…” (desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao votar pela prisão preventiva do médico pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado da prática do delito de estupro de vulnerável).

Caneta

Fábio Andrade Medeiros, ex-procurador geral do Estado, foi nomeado ´consultor técnico´ do Gabinete Civil do governador, conforme ato publicado no Diário Oficial do Estado.

Sábado é dia de poesia

“Sou catador de sorrisos/ Sou crematório de dores/ Atomizador de sonhos/ Proliferador de olores (fragrâncias)/ Jardineiro de saudade/ Paisagista de flores” (advogado e poeta campinense Manoel Clementino, que na noite de ontem lançou o livro ´Cem grãos de fé´).

Promovido e removido

O papa Francisco nomeou como bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Olinda e Recife o monsenhor Nereudo Freire Henrique, do clero da Arquidiocese Metropolitana da Paraíba, e também reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha em João Pessoa.

Redirecionamento

O processo relativo à Operação Mandare, que investiga Janine Lucena, filha do prefeito Cícero Lucena (PP-JP), foi deslocado da 2ª Vara de Entorpecentes da Capital para a justiça eleitoral, em consonância com o parecer emitido pelo Ministério Público da Paraíba.

Dispersos

Apenas o vereador (reeleito) Anderson Almeida (PSB) acompanhou o vice-governador em exercício Lucas Ribeiro (PP) em sua agenda desta sexta-feira em Campina Grande.

Momento Francisco

“Um simples sorriso ou um olhar fraterno podem ser tão valiosos quanto qualquer bem material”.

Papa, em encontro esta semana com jovens e crianças.

Mais grana nas campanhas

Quatro partidos começam a se mobilizar para o retorno do financiamento privado das campanhas eleitorais, isso sem abrir mão do bilionário Fundo Eleitoral.

São eles PSDB, Partido Liberal, PRD e Novo.

Essas legendas somam 104 deputados federais e 16 senadores.

 

O vereador Marinaldo Cardoso (CG) batalha para fazer o seu sucessor…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.