Arimatéa Souza

A oposição ´trincou´ em Campina

Arimatéa Souza
Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 0:16

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Sobrevida

O ´sobrevivente´ Aécio Neves (MG) declarou que “não há possibilidade de o PSDB ser incorporado por outro partido”, como tem sido comentado pela mídia ao longo das últimas semanas.

“Porque isso significaria a extinção de um partido que tem um projeto para o Brasil. Essa conversa inclusive nem deveria existir. Não estamos em busca de fundo eleitoral nem cargos em governos”, ponderou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Caminho desejado

Ainda conforme Aécio, “estamos, sim, discutindo com outras forças políticas que se disponham, como nós, a construir um projeto alternativo para o País longe do que representam o lulopetismo e o bolsonarismo, uma união de forças que pode resultar na ampliação da nossa federação ou até mesmo numa fusão onde o programa e os objetivos do PSDB sejam preservados e até mesmo fortalecidos”.

Fora de cogitação

O deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), realçou ontem o bom relacionamento que mantém com lideranças oposicionistas no Estado, mas descartou qualquer possibilidade de deixar a base governista.

Confete

O Tribunal de Contas do Estado divulgou alerta aos prefeitos paraibanos acerca das iminentes festas carnavalescas.

Balizamento

Conforme a recomendação, a realização de eventos com financiamento público deve ocorrer apenas nas situações “em que haja tradição, incremento de receitas decorrentes de atividades turísticas ou outro interesse público relevante”.

Impedimento

O TCE acentua que “em cenários de calamidade pública ou emergência, o prefeito deve abster-se de promover festividades”.

Magistratura

O juiz Gustavo Pessoa Tavares de Lyra foi removido, “pelo critério de merecimento”, para a 2ª Vara Criminal de Campina Grande.

Da boca de…

“…Todas as democracias reservam uma parcela de poder para ser exercida por agentes públicos que não são eleitos pelo voto popular, para que permaneçam imunes às paixões políticas de cada momento…” (ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal).

Fora do ar

Tramita no Poder Judiciário de Campina Grande uma disputa milionária entre o empresário João Gregório (Sistema Arapuan de Comunicação) e a Prefeitura Municipal.

Razão de ser

O objeto da contenda é uma área no bairro do Cruzeiro onde no passado funcionou a casa de shows Forrock, de propriedade do citado empresário.

Socialistas

Em mais um ´lote´ de nomeações para a sua equipe de governo, o prefeito Cícero Lucena atendeu parte das demandas do PSB no tocante a espaços para a legenda na administração pessoense.

Genitora

E a mãe da senadora Daniella Ribeiro (PSD) e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) foi nomeada para a Secretaria Municipal da Mulher.

Tripla vitória

Por maioria (11 a 9, em três votações), a Câmara Municipal de Campina Grande manteve na sessão ordinária de ontem os vetos decididos pelo prefeito Bruno Cunha Lima à Lei Orgânica Municipal (LOA), às mudanças no Código Tributário Municipal e na atualização do Código Tributário Municipal.

Situando

Os vetos decorreram de mudanças aprovadas pelos edis quando da tramitação legislativa dos mencionados projetos.

Retrovisor

Esses projetos foram votados na sessão que começou na tarde do dia 30 de dezembro e terminou depois das 2 horas da madrugada do dia seguinte, quando muitas emendas foram apreciadas em plenário apenas com a citação dos seus números de protocolo.

Desdobramento

No caso da LOA, a manutenção dos vetos implicou na inviabilização da implantação, este ano, das emendas ´impositivas´ – cujo empenho e pagamento no próprio exercício são obrigatórios.

Farpas

Durante a discussão dos vetos, o vereador Pimentel Filho (PSB) rotulou o prefeito campinense como “mesquinho, pequeno e debochado”.

“O que eu lamento é a banalização do veto”, disse noutro momento.

Incoerentes

Ao discutir os vetos na tribuna, o vereador Alexandre Pereira (União) repudiou a falta de firmeza de outros edis sobre as pautas da Casa.

“Não fico em cima do muro, não adoeço em momento inoportuno e não tenho audiência nos dias que não me interessa”, bradou.

´Rasga-rasga´

Alexandre avisou que iria contrariar o seu desejo e – ato contínuo – rasgou na tribuna todas as emendas impositivas que havia elaborado e destinado.

Adjetivação

Principal mentor das emendas impositivas na cidade, o vereador Olímpio Oliveira (Podemos) também mirou o prefeito Bruno: “Menino birrento!”

Via judicial

Ele avisou que pretende recorrer ao Judiciário contra o resultado da sessão de ontem, no que concerne às mencionadas emendas.

Traição ´dentro de casa´

Em seu pronunciamento ao final da sessão, Olimpio Oliveira insinuou que a bancada de oposição – que só contou com nove votos no plenário – foi vítima de traição: “Perdemos dentro de nossa própria bancada!”

“Os ausentes a história não os absolverá” – vaticinou Olímpio, com a imediata concordância de Pimentel Filho.

Em tempo. Faltaram à sessão a vereadora Valéria Aragão (Republicanos) e o ´Sargento Cobra´ (PSB). Ambos alegam problemas de saúde.

 

A PF voltará às ruas…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande