Suprema vergonha
Nossa ´tragédia diária´
O trânsito matou 37.150 pessoas no Brasil em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados esta semana. A alta foi de 6,5% em relação a 2023, quando foram contabilizados 34.881 óbitos.
Foi o quinto ano consecutivo de crescimento no número de vítimas. Pela primeira vez, conforme o ´Estadão´, o Nordeste superou o Sudeste no número de mortes no trânsito: foram 11.885 casos nos nove Estados nordestinos, ante 10.929 em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
O detalhe
Alagoas liderou (percentualmente) o crescimento dos óbitos em 2024, com alta de 22,84%.
Desgostoso
De acordo com o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), o presidente Lula não está tratando “bem” a sua base política.
´Liberou geral´
O deputado/padre Luiz Couto surpreendeu os jornalistas em João Pessoa, ontem, ao afirmar que o PT decidiu liberar os seus filiados para que façam individualmente as suas opções para governador da Paraíba nas eleições de outubro próximo.
“O Lula deixou livre, o partido vai deixar livre, como não temos candidatura própria, e acho que deveríamos ter”, comentou o deputado petista.
Desmentido
Sem demora, Cida Ramos, presidente do PT/PB, tratou de verbalizar um desmentido, frisando que a posição de Luiz Couto é de natureza pessoal.
“Se o partido liberasse, não era partido. A fala do deputado reflete a posição e o desejo dele. Lula, em local algum ou em tempo algum falou isso”, refutou a presidente do PT.
“Não existe isso”, reforçou.
Pendências
A dirigente do PT reforçou que o partido tem situações indefinidas nos seguintes estados: Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba.
“Esses estados estão em processo de definição”, sublinhou Cida, para adendar: “Não há nenhuma afobação para que essas definições saiam em poucos dias”.
Interrogação
Será que o deputado/padre mentiu?
Mais fado
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) confirmou ontem uma informação antecipada por Aparte: nova licença do governador João Azevedo (PSB) na próxima semana para viajar novamente com destino a Portugal.
Tirar do papel
Lucas informou que avança o processo que vai licitar a interligação entre a avenida Floriano Peixoto e o Arco Metropolitano, em Campina Grande.
“Discursos vazios”
Conforme o vice-governador, os seus adversários (Cícero Lucena e Efraim Filho) “não têm projeto para o Estado. Andam por aí com discursos vazios e tapinhas nos ombros, enquanto o povo não quer isso, quer entrega, que é o que o nosso governo tem”.
´DataChico´
Nas contas do deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, a sua bancada começa o ano com 24 integrantes.
Calma ´meninos´!
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, estão orientando os aliados a baixar o tom nas críticas ao Supremo Tribunal Federal, noticiou o jornal O Globo.
Ambos – ainda conforme o jornal – têm feito articulações junto à Corte na tentativa de colocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar.
Da boca de…
“… Partido existir para apoiar outro partido é uma excrescência do sistema…” (ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD).
Parece…
Na contagem regressiva para ser alçado à condição de prefeito de João Pessoa, o atual vice-prefeito Léo Bezerra (PSB) está em conversações para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
A informação foi confirmada ontem pela presidente do PT/PB, deputada Cida Ramos.
… Uma fila
Cida também confirmou que o PT avalia a conveniência de filiar em seus quadros o ex-deputado federal bolsonarista Julian Lemos.
A volta
Uma terceira liderança estadual também ´flerta´ com o ´partido da estrela´: Pollyanna Werton (PSB), secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, que já foi petista.
“Existe o desejo dela, manifesto a algumas pessoas, de que gostaria de voltar ao PT”, assinalou Cida.
Pensando bem…
Só falta o secretário de estado Tibério Limeira (PSB) anunciar a sua migração partidária.
Sábado é dia de poesia
“Oh, jardineira, por que estás tão triste?/ Mas o que foi que te aconteceu?/ Foi a camélia que caiu do galho/ Deu dois suspiros e depois morreu/ Vem, jardineira/ Vem, meu amor/ Não fiques triste, que este mundo todo é seu/ Tu és muito mais bonita que a camélia que morreu…”
Famosa marchinha carnavalesca entoada emocionadamente pela professora Eneida Agra Maracajá, na manhã de ontem, na Rádio Caturité FM no horário do ´campeão de audiência´ – Jornal da Manhã).
Serviço
Escute a música aqui.
´Papeis invertidos´
Os ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, estão pressionando integrantes do Senado, especialmente o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), para barrar a instalação da CPMI do Banco Master, noticiou o jornal O Globo.
O pedido de instalação da CPI mista (Senado e Câmara) foi protocolado esta semana com o apoio de 281 parlamentares – 42 senadores e 239 deputados, mais que o número mínimo de assinaturas exigido para o pedido sair do papel (27 senadores e 171 deputados, o equivalente a um terço de cada Casa).
Um ex-prefeitável campinense já ensaia fazer o ´C´ e o ´V´…