O que você procura?

Fechar

Tecnologia

WhatsApp vai permitir adicionar contatos sem o número de telefone

Da Redação*
Publicado em 29 de junho de 2026 às 21:11

celular

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A partir desta segunda-feira (29), o WhatsApp começa a fase de reserva de nome de usuário

É uma identificação única de cada pessoa na rede, como já ocorre no Instagram. 

Não precisa ser o nome da pessoa.

Passada a fase de reserva, as pessoas poderão adicionar umas às outras pelo nome de usuário. 

Para ter uma conta no WhatsApp, continuará sendo obrigatório ter uma linha telefônica ativa. 

No entanto, para as interações dentro da rede, será possível compartilhar apenas o nome de usuário. 

A própria plataforma avisará quando o recurso passar a funcionar.

“O número de telefone é algo pessoal e ligado a outras questões da vida. O nome de usuário é algo único. Às vezes, alguém quer entrar em um grupo, mas não necessariamente quer compartilhar o seu número. Para isso serve o nome de usuário”, afirma Alice Newton-Rex, vice-presidente de Produto do WhatsApp, em conversa com jornalistas.

A grande vantagem é a questão da privacidade. Você não precisa mais compartilhar seu número telefônico por aí. 

De acordo com a empresa, será possível trocar o nome de usuário, mas haverá alguns controles de frequência para mudança. 

Para quem preferir compartilhar o número de telefone, isso continuará sendo possível.

Outra proteção tem relação com quem pode entrar em contato com você. 

De forma semelhante ao que ocorre com o número de telefone, há configurações que permitem limitar o contato de desconhecidos. 

O WhatsApp tem duas opções:

Todo mundo: qualquer pessoa com seu nome de usuário pode buscar por ele e começar uma conversa.

Pessoas que sabem minha chave: além do nome de usuário, as pessoas precisam saber sua chave (sequência de quatro números que o WhatsApp gera).

O nome de usuário pode ser importante para pequenos negócios. 

Segundo o WhatsApp, ter a mesma identificação do Instagram, por exemplo, pode facilitar a vida de donos de comércios para que sejam encontrados na plataforma de mensagens.

O recurso será implementado aos poucos, e o WhatsApp garante que nomes de pessoas públicas serão protegidos para não serem reservados por terceiros. 

 

*com informações de Guilherme Tagiaroli/folhapress

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba