Tecnologia

Defeito no aplicativo WhatsApp expôs dados de 3,5 bilhões de usuários

Da Redação*
Publicado em 19 de novembro de 2025 às 18:00

uso do celular

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Uma falha encontrada por pesquisadores permitiu ver o número do telefone de 3,5 bilhões de usuários do WhatsApp, além de algumas outras informações. O problema foi relatado à Meta, que corrigiu.

O QUE ACONTECEU
O acesso permitia listar os números de todos os usuários do WhatsApp. Pesquisadores da Universidade de Viena e da SBA Research descobriram uma forma de pesquisar mais de 100 milhões de números por hora. Com isso, conseguiram obter o contato de 3,5 bilhões de contas de 245 países.

“Geralmente, um sistema não deveria permitir que se faça tantas requisições de informação em tão pouco tempo -ainda mais quando vem de uma origem única”, afirma Gabriel Gegenhuber, pesquisador da Universidade de Viena, em comunicado

Dados obtidos incluíam número e até foto de perfil. Estudo fala que era possível extrair: número de telefone, chaves públicas (usadas no sistema de criptografia e que não são secretas), timestamps (registros de data e hora) e texto de status e foto do perfil —quando disponibilizados publicamente.

“Técnica permitia coleta de informações básicas”. Segundo a Meta, eles já estão trabalhando em um sistema anticoleta de dados e asseguram que “as mensagens permanecem privadas e seguras graças à criptografia de ponta a ponta”.

QUAL O PROBLEMA DE TER ESSAS INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS?
Números de telefone podem ser usados para tentativas de golpes. Além disso, pesquisadores afirmam que, com os dados obtidos, é possível inferir o sistema operacional usado pela pessoa, o tempo de registro da pessoa no WhatsApp e o número de dispositivos conectados —informações que seriam úteis em ataques direcionados.

Não há registro de que dados tenham sido vazados. Os pesquisadores informaram que apagaram as informações obtidas, e a Meta, em comunicado, diz que não detectou uso em atividades maliciosas. Além disso, informou que já corrigiu a falha.

DÁ PARA FAZER ALGO?
Maioria das informações é pública, mas dá para ocultar alguns dados. Estudo cita que dados públicos eram obtidos, mas é possível “esconder” foto de perfil e mensagem de status para que informações não fiquem acessíveis para qualquer um.

Toque no seu perfil e vá em Configurações > Privacidade

Vá em foto de perfil em coloque Meus Contatos: assim, apenas quem você tiver o contato salvo, consegue visualizar sua imagem

O mesmo pode ser feito com status e pix, se você estiver alguma chave configurada no WhatsApp.

*uol/folhapress

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com