Fechar
O que você procura?
Tecnologia
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Uma pane no serviço do provedor de internet Cloudflare causa, nesta terça-feira (18), instabilidade em diversos sites populares, como o chatbot ChatGPT, a rede social X (ex-Twitter) e a plataforma de design Canva.
A empresa confirmou a pane em comunicado, por volta das 10h. “Alguns serviços podem ser afetados de forma intermitente. Estamos focados em restaurar o serviço. Atualizaremos conforme conseguirmos resolver”, diz o informe.
Às 10h10, a empresa divulgou que encontrou a origem da falha de sistema. “Fizemos alterações que permitiram a recuperação dos serviços Cloudflare Access e Warp. Os níveis de erro para usuários do Access e Warp retornaram às taxas anteriores ao incidente”, diz o comunicado.
Por ora, a companhia reativou o serviço Warp em Londres. “Continuamos trabalhando para restaurar outros serviços.”
A plataforma de queixas sobre instabilidade na internet Downdetector registra aumento de reclamações no Brasil, desde as 9h, sobre os sites e aplicativos de X, AWS, ChatGPT, Canva e League of Legendes, um popular jogo online, além da casa de apostas Bet365.
A agência Reuters rela mais de 5.600 sobre a queda do X nos Estados Unidos. No Brasil, há menos de 1.000.
O próprio Downdetector apresenta instabilidade nesta terça-feira por causa do erro nos serviços da Cloudflare. O site voltou a funcionar, ainda com erros, por volta das 10h. A página de queixas sobre o X, por exemplo, bloqueia o acesso do usuário, alegando uma possível infecção por vírus.
O site do Fundo de Garantidor de Créditos, muito visitado nesta terça-feira por causa da operação policial contra o Banco Master, também apresenta falhas. A tela de erro indica que o problema tem a mesma origem na Cloudflare.
Essa empresa, sediada nos Estados Unidos, fornece serviços de segurança e registro de domínios de sites. Na prática, funciona como porta de entrada e fechadura de parte relevante das páginas da web, bloqueando os visitantes indesejados —a exemplo de bots e hackers.
A companhia foi usada por Elon Musk, no ano passado, para mascarar o endereço de IP (uma espécie de identidade das páginas de internet) do X. Isso permitiu um drible no bloqueio do STF (Supremo Tribunal Federal) à rede social no país.
Como o X está fora do ar nesta terça-feira, usuários foram a concorrentes como o Bluesky relatar a pane.
Há relatos de que páginas de veículos jornalísticos, como a da revista Carta Capital, também deixaram de funcionar.
*PEDRO S. TEIXEIRA/Folhapress
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.