Fechar
O que você procura?
Tecnologia
Foto: Angélica Gouveia/ UFPB/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Em tempos de aperto financeiro, toda alternativa para economizar faz diferença, principalmente quando envolve a conta de luz.
Agora imagine se, além de iluminar, uma janela também fosse capaz de gerar energia solar. A tecnologia já existe, mesmo que em fase experimental.
Ela está sendo desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Energias Renováveis da Universidade Federal da Paraíba, que criaram um modelo de janela fotovoltaica com potencial para mudar a forma como aproveitamos a luz do sol dentro de casa.
Os estudantes do curso montaram um protótipo da chamada janela fotovoltaica, que funciona como laboratório para os testes de desempenho e eficiência.
A estrutura tem duas camadas de vidro, separadas por um espaço de ar, o que, além de gerar energia, ajuda a reduzir o calor no ambiente interno.
Segundo os pesquisadores, há duas frentes principais no estudo. A primeira envolve a capacidade de geração de energia e sua possível integração à rede elétrica.
A segunda analisa o impacto térmico, investigando quanto calor a janela deixa de transferir para dentro da casa. Como os módulos fotovoltaicos convencionais aquecem naturalmente por causa das células solares, os pesquisadores criaram uma lacuna de ar entre os vidros para estudar como esse mecanismo influencia na temperatura interna.
Os resultados iniciais são animadores. A janela experimental pode reduzir o ganho de calor dentro de casa em até 40 por cento, um dado relevante especialmente para regiões quentes como o Nordeste.
Além disso, o projeto é pioneiro na Paraíba e conta com um banco de dados que reúne informações sobre temperatura, velocidade do vento e radiação solar. Esses dados ajudam a mapear a eficiência da janela em diferentes locais e cenários climáticos.
A estudante Heloísa, bolsista do projeto, destaca a importância da vivência prática. Ela disse que trazer para João Pessoa uma ideia que já existe em outras partes do mundo foi algo muito especial. Segundo ela, a pesquisa despertou um grande interesse pessoal e passou a representar um sonho profissional, graças à experiência científica adquirida.
Com o auxílio de equipamentos como o data logger, que mede em tempo real a temperatura e a radiação solar, os estudantes conseguem calcular a quantidade de energia gerada e analisar o desempenho térmico da janela.
A expectativa do grupo é que a tecnologia possa, no futuro, ser aplicada em larga escala, inclusive em comunidades distantes e com acesso limitado à energia.
*com informações da TV Cabo Branco
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.