O que você procura?

Fechar

Saúde e Bem-estar

Obesidade supera hipertensão e se torna maior fator de risco à saúde no Brasil

Da Redação com Agência Brasil
Publicado em 15 de maio de 2026 às 17:50

obesidade

Foto: Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A obesidade passou a ser o principal fator de risco à saúde no Brasil, superando a hipertensão arterial, que ocupava a primeira posição há décadas.

Atualmente, a pressão alta aparece em segundo lugar, seguida pela glicemia elevada.

Os dados fazem parte da análise nacional do Estudo Global sobre Carga de Doenças, realizado por milhares de pesquisadores em mais de 200 países.

O diagnóstico brasileiro foi publicado na edição de maio da revista científica The Lancet Regional Health – Americas.

Segundo o levantamento, a população brasileira passou por mudanças significativas no estilo de vida nas últimas décadas, especialmente com o aumento da urbanização.

Esse cenário contribuiu para a redução da atividade física e para a adoção de dietas hipercalóricas, com excesso de sal e alimentos ultraprocessados.

O endocrinologista Alexandre Hohl, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirmou que esses hábitos criaram um “ambiente obesogênico” no país.

“A obesidade não é apenas excesso de peso, mas uma doença crônica inflamatória e metabólica que aumenta simultaneamente o risco de diabetes tipo 2, hipertensão, infarto, AVC e vários tipos de câncer”, destacou.

Os números mostram uma mudança significativa em relação a 1990.

Naquele ano, os principais fatores de risco eram hipertensão, tabagismo e poluição do ar por partículas.

O Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, principal indicador da obesidade, aparecia apenas na sétima posição, enquanto a glicemia elevada ocupava o sexto lugar.

Em 2023, a obesidade passou ao topo do ranking, após crescimento constante no risco atribuído, acumulando alta de 15,3% desde 1990.

O estudo também aponta avanços importantes. O risco de morte ou perda de qualidade de vida causado pela poluição do ar caiu 69,5%.

Houve ainda redução de aproximadamente 60% nos índices relacionados ao tabagismo, prematuridade, baixo peso ao nascer e colesterol LDL elevado.

Apesar disso, entre 2021 e 2023, o risco associado ao tabagismo registrou leve aumento de 0,2%, após anos seguidos de queda.

Outro dado que chamou atenção foi o crescimento do impacto da violência sexual na infância.

O fator subiu quase 24% e passou da 25ª posição, em 1990, para o 10º lugar em 2023 entre os maiores riscos à saúde e à qualidade de vida.

Confira os principais fatores de risco à mortalidade e à perda de qualidade de vida no Brasil em 2023:

  • Índice de massa corporal elevado;
  • Hipertensão;
  • Glicemia elevada;
  • Tabagismo;
  • Prematuridade ou baixo peso ao nascer;
  • Abuso de álcool;
  • Poluição do ar por partículas;
  • Doenças renais;
  • Colesterol alto;
  • Violência sexual na infância.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba