Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Vida Plena, do programa Conexão Caturité, a médica geriatra Ana Luiza Figueirôa destacou a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para idosos e pessoas que fazem parte dos grupos de risco.
Com o aumento das chuvas e da circulação de vírus respiratórios, a médica reforçou que a vacina já está disponível tanto no SUS quanto na rede privada e deve ser tomada anualmente.
Segundo ela, todas as pessoas a partir dos seis meses de idade podem se vacinar, mas a atenção deve ser redobrada com idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos ou pulmonares.
A geriatra alertou que, nesses grupos, a gripe pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonia, internações e até óbitos.
Dados apontam que a vacinação pode reduzir em até 60% o risco de complicações, sendo uma das principais formas de prevenção no envelhecimento.

Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Ana Luiza também explicou que a vacina não impede totalmente a infecção, mas diminui a intensidade dos sintomas e reduz significativamente os riscos.
Ela reforçou ainda que o imunizante não causa gripe, podendo provocar apenas reações leves, como dor no local da aplicação ou febre baixa por um curto período.
Outro ponto abordado foi a diferença entre as vacinas disponíveis. No SUS, é oferecida a versão trivalente, enquanto na rede privada é mais comum a quadrivalente.
Apesar disso, ambas são consideradas seguras e eficazes, sendo mais importante se vacinar do que escolher o tipo de vacina.
Além da imunização, a médica orientou a manutenção de cuidados básicos, como higienizar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e aglomerações, manter locais ventilados e usar máscara em caso de sintomas gripais.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.