Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Folhapress
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O Carnaval reúne multidões e atrai milhares de pessoas para vários lugares do país. A comemoração é aguardada ao longo de diversos meses e mistura alegria, grandes massas, calor humano e celebrações, porém existem quem não se atraia ao período carnavalesco. Por isso, a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Uninassau Olinda, Andrea Siqueira, destaca os principais fatores que motiva alguém a evitar época mais calorosa do ano.
“Têm vários aspectos que podem ditar um indivíduo não pular o Carnaval, como fatores sociais, religiosos, familiares e pessoais. Há pessoas mais introspectivas e outras extrovertidas, cada uma com sua própria forma de aproveitar esse período. Ir ao cinema, à praia ou praticar a leitura são atividades que ajudam a aliviar a exaustão causada pela rotina intensa. Diante disso, é natural aproveitar os dias livres para descansar a mente, relaxar e se dedicar a outros hobbies”, explica.
A especialista destaca que a época festiva também pode ajudar a recarregar as energias com espaço para desfrutar da família, visitar espaços mais tranquilos, se recuperar da rotina corrida, se reorganizar e ir em ambientes os quais você não visita com frequência. Aos fãs do Carnaval, é normal as pessoas reagirem da forma oposta ao descanso e optarem por extravasarem, brincar, dançar, se fantasiar e se divertir durante os dias de festa.
“Outro fator importante está relacionado ao aspecto familiar. Muitas pessoas, devido ao desgaste do cotidiano, mantêm poucas conexões com os parentes. Assim, um bloco ou um encontro com amigos e familiares pode ser uma boa alternativa a quem prefere uma comemoração mais restrita, além de estabelecer vínculos mais fortes”, acrescenta a psicóloga.
Por fim, Andrea Siqueira ressalta que o Carnaval ajuda a sair da rotina sem preocupação e se trata de uma oportunidade para “frear” a rotina a fim de ajudar a renovar a mente, estimular ideias com o objetivo de fortalecer a saúde mental, porém ainda pontua a chance dessa época celebrado da melhor forma como considerar melhor.
“Seja indo descansar ou pular as festas carnavalescas, aproveite a data como preferir e não existe um certo ou errado. Desfrute do período sem aulas ou trabalho da forma que considerar melhor, seja frequentando blocos e desfiles, conhecendo uma praia nova ou retomando um hábito que havia sido deixado de lado”, conclui.
*Com informações da Ascom/Uninassau
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.