Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Pixabay
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Mais do que um espaço funcional, o banheiro se tornou símbolo de intimidade e verdade. Nesse ambiente, as pessoas encontram um momento de pausa, reflexão e conexão consigo mesmas. Na visão da psicologia, esse é um ambiente de total privacidade, onde o indivíduo se sente livre de julgamentos e expectativas sociais, podendo observar e refletir com autenticidade.
“É um dos poucos lugares em que a pessoa pode estar sozinha consigo mesma, sem máscaras sociais ou papéis a desempenhar. Do ponto de vista emocional, sempre recomendo aproveitar esse momento para aliviar a tensão do corpo e descarregar as energias absorvidas do dia. É um ambiente onde se “lava” não apenas o corpo, mas também as aflições. Essa liberdade cria um espaço de autenticidade psíquica e o sujeito pode expressar sentimentos e pensamentos reprimidos em outros contextos”, afirma Márcia Karine, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Uninassau Graças.
De acordo com Márcia, conversar consigo mesmo é reconhecido como uma maneira de equilibrar as emoções e organizar os pensamentos. “Essa é uma forma de praticar o diálogo interno — um processo que ajuda a organizar ideias, reduzir a ansiedade e se preparar para interações sociais. O banheiro, por ser um ambiente seguro e isolado, favorece essa prática, permitindo que o indivíduo reflita, ensaie comportamentos ou elabore emoções sem medo de ser observado. Essa espécie de treino sem julgamentos também pode estar relacionada ao autodiálogo positivo, um mecanismo importante na construção da autoestima e autoconfiança”, pontua.
No banheiro, os rituais de cuidado pessoal vão muito além da estética. “O banho relaxante, a higiene ou o skincare atuam não apenas sobre o corpo, mas também sobre a mente, funcionando como momentos de pausa e reconexão. Psicologicamente, esses gestos simbolizam acolhimento e cuidado, estimulando sensações de controle, conforto e prazer. A neurociência mostra que essas práticas liberam neurotransmissores ligados ao bem-estar, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade”, explica.
O banheiro se tornou um refúgio emocional e simbólico de autoconhecimento. Nesse ambiente, a pessoa encontra um espaço terapêutico para se reconectar consigo mesmo antes de retomar o contato com o mundo.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.