Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando as ações de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em alusão à campanha Dezembro Vermelho.
Durante o mês, serão realizadas atividades de orientação, divulgação dos serviços especializados e distribuição de preservativos.
As ações tiveram início no último sábado (29) durante o ‘Sabadinho Bom’, realizado na Praça Rio Branco, localizado no Centro Histórico da Capital.
Durante o evento, uma equipe da SMS fez um trabalho de orientação, conversando com o público presente no evento sobre a importância da proteção nas relações sexuais e da realização de exames para a detecção de ISTs. A equipe também distribuiu preservativos entre o público e os comerciantes.
De acordo com Jessica Mendonça, chefe do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais da SMS, a mobilização contínua é essencial para reforçar que o diagnóstico precoce pode salvar vidas e que a proteção é um direito de todo cidadão.
“O Dezembro Vermelho é um momento simbólico, mas nosso compromisso com a prevenção e o cuidado acontece todos os dias. Quando levamos informação e facilitamos o acesso aos insumos de prevenção, fortalecemos a autonomia das pessoas para cuidarem da própria saúde e ajudamos a reduzir o estigma que ainda cerca o HIV e outras ISTs”, destacou.
Programação – Nesta sexta-feira (5), a equipe estará presente na Feira do Empreendedorismo, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, das 16h às 20h. No sábado (6), a ação acontecerá no Busto de Tamandaré, em Tambaú, das 16h às 20h, durante a Parada da Diversidade.
Já na terça-feira (9) está marcada uma atividade para os servidores da SMS, que será realizada na sede da instituição, no bairro da Torre, das 8h às 11h.
A ação alusiva ao Dezembro Vermelho também visitará o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Treze de Maio, Centro de João Pessoa. A atividade será realizada em parceria com a ONG Cordel, na quarta-feira (10), das 9h às 12h.
Serviço – Na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, a população tem acesso gratuito à preservativos e testes rápidos para detecção de ISTs nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O cidadão também pode procurar o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) para pegar preservativos e realizar o teste rápido. O serviço é referência no atendimento e acompanhamento às pessoas com ISTs no município de João Pessoa.
O SAE/CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e está localizado na Rua Alberto de Brito, número 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 3213-7592.
Dezembro Vermelho – É uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras ISTs. A data comemorativa foi instituída no Brasil pela Lei número 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional para o enfrentamento ao HIV/Aids e outras ISTs.
Segundo o Ministério da Saúde, no País, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.