O mês de novembro foi inteiramente dedicado ao combate e à prevenção do câncer de próstata, uma doença que atinge a população masculina, sobretudo aqueles que já passaram dos 45 anos.
Esse tipo de câncer surge a partir da multiplicação descontrolada das células da próstata, uma glândula presente apenas nos homens, localizada abaixo da bexiga, à frente do reto e que envolve a parte superior da uretra.
Com o passar dos anos, essa glândula se desenvolve e pode mudar de tamanho. Devido a esse aumento, é indicado que homens a partir dos 50 anos, sem histórico familiar, procurem um médico especialista para realizar os exames necessários na detecção da doença. Para aqueles que possuem histórico familiar, é recomendado que a investigação tenha início a partir dos 45 anos.
Em entrevista, Derlópidas Neves, presidente do Hospital da FAP, referência no tratamento oncológico na Paraíba, falou sobre a importância das campanhas de prevenção durante todo o mês de conscientização, afirmando que, graças às ações do hospital, mais de 4.500 exames de detecção foram realizados.
Segundo o presidente, realizaram mais de 4.500 exames no mês de novembro, de forma gratuita, como uma prestação de serviço e resposta da instituição à sociedade da Paraíba, abrangendo não apenas Campina Grande, mas também todos os municípios com parceria direta com a instituição.
Atualmente existem dois exames essenciais realizados nessa triagem: o exame de toque, feito pelo urologista, e o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA), que mede a quantidade de proteína no sangue.
Derlópidas explica que, caso sejam constatadas alterações nesses exames, o hospital prestará toda a assistência necessária ao paciente. Ele ressalta que o paciente é recebido através do sistema de saúde de forma regulada, por meio das unidades básicas de saúde, que fazem a regulação para o Hospital da FAP, onde ele recebe atendimento em todas as instâncias, seja na área de exames, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, se necessário.
Os sintomas dessa doença, muitas vezes, são silenciosos, e ainda há muito tabu em torno do tema para muitos homens, mas a prevenção continua sendo o melhor caminho para o tratamento. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura.
Dentre os sintomas mais comuns estão dificuldade de urinar, demora em começar ou terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato da urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Existem diversas formas de prevenir o desenvolvimento da doença. De acordo com informações do Ministério da Saúde, algumas das principais práticas incluem manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e manter o peso corporal adequado. Esses hábitos estão entre as ações mais importantes na prevenção do câncer.