Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Saúde em Dia, a endocrinologista Alana Brandes, professora e gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Alcides Carneiro, destacou a importância da conscientização durante o Novembro Diabetes Azul, campanha mundial voltada para a prevenção e o controle do diabetes.
Segundo a médica, o tema deste ano é “Diabetes e Bem-Estar”, enfatizando a necessidade de cuidar não apenas da saúde física, mas também dos hábitos alimentares, da prática de atividades físicas e do equilíbrio emocional.
Alana explicou as diferenças entre o diabetes tipo 1 e tipo 2, reforçando que o segundo está diretamente relacionado ao sedentarismo e à má alimentação.
Ela alertou para o crescimento preocupante da doença: “Em 2024, temos mais de 580 milhões de pessoas com diabetes, e a previsão é chegar a 850 milhões até 2050”. A médica também ressaltou que muitos ainda desconhecem o diagnóstico e só descobrem a doença quando surgem complicações.
Durante a entrevista, a endocrinologista falou sobre o projeto do HU que recruta voluntários com pré-diabetes para um estudo nacional de prevenção, com foco em reverter o quadro sem uso de medicamentos, apenas com mudanças de estilo de vida.
Por fim, Alana reforçou que o controle do diabetes depende de acompanhamento médico, alimentação equilibrada e hidratação adequada.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.