Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Secom/PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O Novembro Roxo é uma campanha que destaca a prematuridade e alerta sobre a valorização dos cuidados com os bebês que nascem antes do tempo. A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realiza, ao longo de todo o mês, uma série de ações voltadas ao fortalecimento da assistência aos recém-nascidos prematuros e ao apoio às famílias, alinhadas às políticas da Primeira Infância e da Rede de Atenção Materno-Infantil (Rede Alyne). A iniciativa tem como objetivo promover o cuidado humanizado e garantir qualidade de vida aos bebês, desde os primeiros dias de vida.
Durante todo o mês, as maternidades da rede estadual desenvolvem atividades com foco na conscientização, sensibilização e valorização do cuidado com o recém-nascido prematuro. Além disso, no dia 18 de novembro, a SES promove um encontro estadual reunindo as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e as Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), com capacitações e atividades técnicas alusivas à campanha.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, as ações realizadas durante a campanha somam-se ao conjunto de estratégias já adotadas e implementadas pela SES para fortalecer o cuidado aos recém-nascidos e diminuir os índices de prematuridade na Paraíba.
“A campanha é um momento importante de reforço das ações que estamos desenvolvendo para avançarmos no cuidado não só dos prematuros, mas também das gestantes e puérperas em nosso estado. A Saúde da Paraíba tem estudado, dialogado e aprovado planos de ação que visam reduzir a mortalidade materno-infantil e garantir o bem-estar das nossas mulheres e crianças”, afirmou Ari Reis.
Entre as ações desenvolvidas pela SES no cuidado aos recém-nascidos prematuros está a atuação da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, que garante o fornecimento de leite materno e suporte nutricional adequado; a oferta de atendimento especializado nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) distribuídas pelo estado.
Outra iniciativa importante é a execução do Protocolo Estendido de Palivizumabe, com investimento anual de R$ 3,1 milhões, voltado à prevenção da bronquiolite em crianças prematuras e a Rede Cuidar que oferece suporte por telemedicina e acompanhamento multiprofissional às famílias.
A gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, ressaltou a importância do cuidado centrado no bebê e na família, aliado à atuação integrada das equipes da SES.
“Nosso objetivo é oferecer um cuidado contínuo e humanizado, que acompanhe o bebê desde o nascimento até o acompanhamento ambulatorial, envolvendo toda a família. As capacitações e atividades técnicas fortalecem a rede estadual e garantem que cada prematuro receba atenção especializada e suporte necessário para seu desenvolvimento saudável”, destacou Izabel Sarmento.
Novembro Roxo: é uma campanha mundial que visa sensibilizar sobre a prematuridade e alertar para os cuidados com os bebês que nascem antes das 37 semanas de gestação. O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Além disso, a cor também significa mudança.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.