Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, conta com um programa multidisciplinar de tratamento do tabagismo que existe desde 2007.
Iniciado como projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, o programa tornou-se permanente e é aprovado pelo Ministério da Educação.
Segundo a pneumologista e professora Andresa Araújo de Oliveira Duarte, o projeto envolve alunos e residentes de pneumologia e atende pacientes encaminhados pelo ambulatório do hospital ou indicados por amigos e familiares.
Durante o programa, os participantes recebem atendimento individualizado, participam de palestras sobre os malefícios do cigarro e passam por avaliação com questionário validado pelo Inca, considerando grau de dependência e aspectos psicológicos.
A Prefeitura Municipal de Campina Grande colabora fornecendo medicações como adesivos de nicotina e remédios para controle da abstinência, como a bupropiona.
Iniciado pela professora Débora Rose, hoje aposentada, o projeto segue ativo há quase 20 anos, ajudando pacientes a abandonarem o tabagismo e promovendo saúde e qualidade de vida.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.