Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Em sua participação na coluna “Consultório JM”, o médico Antônio Henriques explicou de forma clara o que é a metástase, termo usado na medicina para descrever a disseminação do câncer para outros órgãos além do local onde ele teve origem.
“Metástase é quando o câncer começa a surgir em outros lugares fora do órgão de origem. Por exemplo, uma paciente que tem câncer de mama e apresenta metástases ósseas — o câncer começou na mama, mas já está instalado nos ossos. Podemos citar também um caso de câncer de próstata que se espalha para o pulmão ou para o cérebro”, esclareceu Henriques.
Segundo o médico, essa característica de se espalhar para outras partes do corpo é o que torna a doença mais grave e, na maioria das vezes, leva ao óbito.
“O câncer tem exatamente essa característica de começar em um órgão e poder se espalhar para outros. Isso é o que normalmente acaba levando o paciente ao óbito. Em medicina, chamamos de estadiamento — e quando já há metástases, significa que a pessoa está em um estadiamento avançado”, explicou.
Henriques destacou ainda que existem órgãos onde a metástase tende a ocorrer com mais frequência, dependendo do tipo de câncer.
“O câncer de mama, por exemplo, tem como lugar mais comum de metástase o pulmão, até pela proximidade dentro do tórax. Já o câncer de colo do útero costuma apresentar metástases na pélvis, na região do quadril. O câncer de fígado, por sua vez, pode espalhar-se para o peritônio, que é a cavidade abdominal”, detalhou.
Foto: ParaibaOnline
O especialista reforçou que o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico contínuo são fundamentais para evitar a progressão da doença e melhorar as chances de tratamento.
* Vídeo ParaibaOnline
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.