Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Durante o quadro “Consultório JM”, o médico Antônio Henriques abordou o tema dos cuidados paliativos, destacando a importância dessas práticas para promover o bem-estar de pacientes em situações de doenças graves ou incuráveis.
Segundo o especialista, os cuidados paliativos priorizam o alívio, o conforto e a qualidade de vida, tanto dos pacientes quanto de suas famílias, e devem caminhar lado a lado com o respeito às escolhas individuais.
“São práticas que priorizam alívio, conforto e bem-estar aos pacientes. Existem o que chamamos de tratamentos potencialmente inapropriados. Embora possam atingir resultados clínicos, é muito improvável que garantam uma sobrevida digna — por exemplo, insistir em uma quimioterapia em paciente que está piorando e com a doença avançando”, explicou Henriques.
O médico destacou ainda que diversas pesquisas apontam resultados positivos quando se opta pela suspensão de terapias agressivas em estágios terminais da doença.
“Há pesquisas que mostram que pacientes com câncer avançado, nos quais a quimioterapia foi suspensa, viveram mais e melhor do que se tivessem continuado”, ressaltou.
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Por fim, Henriques enfatizou que estar em cuidados paliativos não significa desistir do tratamento, mas sim buscar qualidade de vida e autonomia.
“Estar em cuidados paliativos não significa que nenhum outro tratamento será feito, contanto que as novas indicações garantam meses adicionais de vida com qualidade, para que o paciente faça as suas escolhas”, concluiu o médico.
* Vídeo ParaibaOnline
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.