Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM, a coordenadora de Saúde da Mulher de Campina Grande, Ana Cristina, reforçou a importância do rastreamento do câncer de mama e destacou que o atendimento para realização de mamografias está disponível durante todo o ano, não apenas no mês de outubro, quando é celebrada a campanha Outubro Rosa.
“O mês de outubro desperta na população o cuidado em fazer a mamografia, mas é importante lembrar que essas ações acontecem o ano inteiro. Campina tem equipamentos disponíveis, inclusive um com portas abertas e atendimento livre para as mulheres de segunda a sexta-feira”, explicou Ana Cristina.
A coordenadora informou que o serviço está disponível no Hospital de Amor, localizado na Avenida Floriano Peixoto, vizinho ao Sítio São João, onde as mulheres podem realizar o exame sem necessidade de agendamento ou solicitação médica.
“A mulher pode procurar o serviço no dia que achar mais conveniente, das 8h da manhã às 3h da tarde. Basta levar o cartão do SUS, um comprovante de residência e documentos pessoais. O intervalo mínimo entre uma mamografia e outra deve ser de 12 meses”, detalhou.
Ana Cristina também destacou a nova recomendação do Ministério da Saúde, que orienta a realização da mamografia para mulheres entre 40 e 74 anos.
“Antes, a faixa etária era de 50 a 69 anos, mas Campina já possui, desde 2012, uma legislação que permite o exame a partir dos 40. A nova nota técnica do Ministério reforça que mulheres entre 40 e 49 anos podem realizar a mamografia com orientação médica”, esclareceu.
Além da importância do exame, a coordenadora lembrou que hábitos saudáveis são grandes aliados na prevenção ao câncer de mama.
“Praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, não fumar e amamentar são fatores que ajudam na prevenção. Recomendamos, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana”, orientou.
Por fim, Ana Cristina reforçou que a prevenção é o melhor caminho e que o acesso gratuito à mamografia está garantido em Campina Grande.
“O Hospital de Amor acolhe todas as mulheres a partir dos 40 anos que desejem realizar o exame. A prevenção é um ato de amor e cuidado com a própria vida”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.