Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A técnica foi realizada na última quarta-feira, dia 1º de outubro, uma Embolização Linfática, aplicada em um paciente idoso recém-submetido a cirurgia de retirada de próstata. Nesse tipo de cirurgia pode ser necessário retirar também os linfonodos da região, procedimento chamando de linfadenectomia.
Em alguns casos o paciente pode desenvolver uma espécie de vazamento dos vasos linfáticos que permanecem, formando um coleção ou linfocele. Em casos que ocorrem infecção ou crescimento exagerado dessa linfocele, é indicado drenagem cirúrgica ou percutânea e acompanhamento.
Quando mesmo assim o paciente mantém quadro de perda desse líquido linfático em grande quantidade, a embolização deve ser realizada para evitar acúmulo de novas coleções, diminuindo o risco de novas infecções e morbidade para o paciente
O procedimento, realizado no setor de hemodinâmica do hospital, consiste em puncionar o linfonodo, onde o médico, guiado por um raio-X, consegue identificar a área onde ocorre o vazamento desta linfa.
Essa técnica inédita na cidade , comparada a outras opções terapêuticas, é sinônimo de mais comodidade para o paciente, desde a anestesia leve até o menor tempo de internação e recuperação mais rápida por não haver cortes.
Estiveram à frente da embolização os médicos radiologistas intervencionistas Dr. Idalécio Fonseca e Dr. Mateus Vieira. É a medicina de Campina Grande evoluindo, através do investimento em qualidade, tecnologia e inovação no cuidado.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.