Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Pixabay/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A fonoaudióloga Anne Caroline Targino Borba, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Uninassau em Campina Grande, explicou que o atraso na fala pode ter causas multifatoriais, incluindo questões orgânicas, neurológicas e ambientais, como baixa estimulação ou excesso de telas.
Ela destacou a importância de os pais observarem marcos do desenvolvimento da linguagem: balbucio aos 6 meses, palavras isoladas por volta de 1 ano e pequenas frases aos 2 anos. Sinais de alerta incluem ausência de contato visual, pouca iniciativa em se comunicar e dificuldade de compreender ordens simples.
Anne Caroline reforçou que interações ricas em estímulos verbais e não verbais, leitura de livros, música e gestos ajudam no desenvolvimento da fala e que a intervenção precoce do fonoaudiólogo aumenta as chances de sucesso.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.