Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Pixabay
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O 29º Congresso de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, regional Paraíba, reúne anualmente profissionais da área para atualização científica e troca de experiências.
Segundo o médico Daniel Moura, o evento que acontece entre os dias 05 e 06 de setembro, no teatro Facisa, em Campina Grande, é uma oportunidade para apresentar as novas tecnologias que estão transformando o campo da cardiologia e para reforçar a importância da prevenção cardiovascular.
“É um evento tradicional e que todo ano traz os colegas para divulgar ciência e atualizar todos quanto às novas tecnologias e condutas do campo da cardiologia”, explicou Moura.
Inteligência artificial na cardiologia
A temática deste ano foca no uso da inteligência artificial (IA), uma área que tem avançado rapidamente e que está sendo incorporada tanto no diagnóstico quanto no tratamento de doenças cardíacas. “A tecnologia avança para facilitar o diagnóstico em algumas condições, mas também auxilia na definição de terapias, na escolha de medicações e na estratégia ideal para cada paciente”, destacou o médico.
Dr. Daniel reforçou em entrevista à Rádio Caturité FM, que o uso da IA não substitui profissionais de saúde, mas atua como uma ferramenta de apoio, potencializando a atuação do cardiologista e da equipe em todas as etapas do atendimento.
“Apesar do nome inteligência, ainda não é capaz de substituir a atuação dos profissionais da área, mas muda significativamente a forma de trabalhar do cardiologista”, afirmou.
Aplicações práticas e dispositivos médicos
A cardiologia tem se beneficiado da integração de IA em dispositivos como marcapassos e cardiodesfibriladores implantáveis (CDI), oferecendo suporte em monitoramento e decisões terapêuticas. O médico explicou que, embora ainda não seja um uso rotineiro em todas as etapas, a expectativa é que, em breve, a tecnologia esteja presente desde a consulta inicial até procedimentos cirúrgicos complexos.
Prevenção e estatísticas no Brasil
Além do avanço tecnológico, o congresso destaca a importância da prevenção cardiovascular, especialmente considerando que doenças cardíacas, como infarto, continuam sendo a principal causa de morte no país. “O acompanhamento estatístico e a aplicação de tecnologias inovadoras aumentam a qualidade do atendimento e ajudam a reduzir riscos para a população”, concluiu Moura.
O 29º Congresso de Cardiologia reforça, assim, o compromisso dos profissionais paraibanos com a inovação, a atualização científica e a promoção da saúde cardiovascular, reunindo especialistas para debater os caminhos do futuro da cardiologia no Brasil.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.