Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A coordenadora de imunização de Campina Grande, Samira Luna, fez um alerta importante sobre a necessidade de manter a vacina contra o sarampo em dia. Embora o Brasil já tenha conquistado o status de eliminação da doença, existe o risco de reintrodução do vírus no país, o que reforça a urgência da imunização.
Segundo Samira, o esquema vacinal segue o calendário nacional:
Crianças: primeira dose da tetraviral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Adolescentes e adultos até 29 anos: devem ter duas doses da tríplice viral.
Adultos de 30 a 59 anos: precisam de pelo menos uma dose da tríplice viral.
Profissionais de saúde: independente da idade, precisam ter duas doses da vacina.
Samira também reforçou que, em caso de dúvida ou ausência de registro no cartão de vacina ou nos sistemas oficiais, a recomendação é tomar a vacina novamente, como medida de segurança.
Em Campina Grande, a imunização tem sido intensificada com ações nas creches municipais e segue disponível em todas as salas de vacina da cidade. A mobilização continua até o dia 5 de novembro, atingindo também adolescentes e adultos.
“Vacinar é proteger a si mesmo e a todos ao redor. O sarampo é uma doença grave, mas que pode ser evitada com uma simples dose de vacina”, destacou Samira Luna.
Quem ainda não atualizou a caderneta de vacinação pode procurar uma das unidades de saúde do município.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.