Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Codecom/CG
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Papo Animal, o veterinário Edroaldo Cavalcante explica sobre a síndrome urinária felina, conhecida popularmente como “pedrinha”.
Essa condição afeta principalmente gatos, especialmente machos, e envolve a formação de cristais ou pedrinhas no sistema urinário, como rins e uretra.
Edroaldo destaca que a principal causa está relacionada à baixa ingestão de água e à alimentação, principalmente rações ricas em sódio, potássio e corantes. Gatos castrados, que ficam mais sedentários, são mais propensos a desenvolver o problema.
Os sintomas principais são esforço para urinar, presença de sangue na urina e tentativa frequente de ir ao banheiro sem sucesso. Em casos graves, pode ocorrer obstrução urinária, que exige atendimento veterinário urgente.
Foto: ParaibaOnline
O veterinário orienta a aumentar a oferta de água para os bichanos e, caso necessário, o tratamento envolve desde massagens e lavagem da uretra até cirurgia para remoção das pedras.
A dieta também deve ser ajustada com rações específicas e alimentos úmidos, como arroz, frango e peixe, para ajudar a dissolver os cristais e prevenir novos episódios.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.