Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: abr/rovena rosa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Papo Animal, o médico veterinário Edroaldo Cavalcante alertou para o aumento nos casos de otite em cães durante o período chuvoso.
Segundo ele, animais de pelagem longa e com ouvidos cobertos por pelos estão mais suscetíveis à inflamação, já que a umidade pode se acumular na região auricular, especialmente após banhos ou exposição à chuva.
Um dos sinais mais comuns da otite é o balanço constante da cabeça, além da orelha caída, presença de secreção escura ou purulenta e sinais de incômodo.
Edroaldo orienta que é importante usar algodão para proteger os ouvidos durante o banho e fazer uma limpeza leve após o procedimento.
Caso o tutor perceba alterações, deve procurar um médico veterinário, que poderá realizar a limpeza adequada, prescrever o tratamento correto e, se necessário, solicitar um exame para identificar o agente causador da infecção.
Ele reforça que a automedicação não é indicada, já que apenas o profissional pode avaliar a gravidade e o tipo de otite apresentada pelo animal.
Foto: Leonardo Silva/ParaibaOnline/Arquivo
Ouça o podcast
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.