Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Banco Mundial/ONU
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Durante sua participação na coluna Consultório JM, do Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM 104.1, o médico Dr. Antônio Henriques trouxe à tona uma discussão essencial sobre o câncer e a importância da prevenção.
Apesar de não ser possível evitar todos os casos da doença, o médico enfatizou que há caminhos claros e comprovados para reduzir significativamente os riscos.
“Embora não seja possível prevenir 100% dos cânceres, algumas mudanças no estilo de vida são capazes de reduzir em até 45% o risco de desenvolver vários dos seus tipos”, destacou.
Entre os fatores de risco, o fumo lidera.
“Cerca de 30% das mortes ocasionadas pelo câncer são atribuídas ao tabaco. De acordo com a OMS, o cigarro mata até metade de seus consumidores”, afirmou o médico.
Segundo ele, o cigarro contém milhares de substâncias cancerígenas capazes de alterar e danificar o DNA das células.
Dr. Antônio também alertou para o uso crescente dos cigarros eletrônicos, erroneamente considerados inofensivos.
“Não se iluda com o cigarro eletrônico. Esses dispositivos possuem, em média, mais de 80 substâncias tóxicas, muitas delas associadas ao aumento do desenvolvimento de câncer”, pontuou.
Outro hábito de risco mencionado pelo médico foi o consumo de bebidas alcoólicas.
“O álcool está relacionado a vários tipos de câncer. Não importa qual a bebida escolhida para o consumo. Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o fígado metaboliza o etanol e o converte em acetaldeído, que é tóxico para o organismo e cancerígeno”, explicou.
O excesso de peso também entra na lista de fatores determinantes.
“Embora haja muito preconceito com relação à obesidade, está bem estabelecido pela ciência que o sobrepeso aumenta os riscos de câncer e de outras doenças. A obesidade é hoje entendida como uma causadora do processo inflamatório crônico, plano de fundo para diversas doenças como o câncer”, reforçou.
Além disso, o médico alertou sobre os perigos dos alimentos ultraprocessados.
“Alimentos com muitos aditivos e conservantes também contêm grandes quantidades de açúcar, amido e gordura. As carnes processadas, como salsicha, presunto e bacon, aumentam o risco da doença”, destacou.
Manter o corpo em movimento é outro pilar da prevenção.
“Realizar exercícios físicos com regularidade diminui os riscos de desenvolver vários tipos de câncer. O sedentarismo está relacionado ao aumento significativo do risco da doença. Mexam-se!”, incentivou Dr. Antônio Henriques.
Ele também ressaltou a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
“Além de evitar infecções, utilizar preservativo reduz os riscos de câncer relacionados a vírus como o HIV e o HPV”, ressaltou.
Por fim, chamou atenção para o cuidado com a exposição solar.
“Os raios ultravioleta do sol podem danificar as células da pele e provocar câncer. Então, use protetor solar com fator de proteção no mínimo 30”, indicou.
Foto: ParaibaOnline
Confira a coluna completa
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.