Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Vida Plena, a médica geriatra Ana Luiza Figueirôa destacou a importância da saúde mental como fator de prevenção de doenças físicas em pessoas idosas.
Ela explicou que, após os 60 anos, a conexão entre mente e corpo se torna ainda mais sensível e que sentimentos como tristeza prolongada, estresse, ansiedade e solidão podem impactar diretamente a saúde física, elevando a pressão arterial, desregulando a glicose e reduzindo a imunidade.
A médica alertou que o estresse crônico, por exemplo, aumenta o nível de cortisol, prejudicando o sono e elevando o risco de doenças cardiovasculares.
Ana Luiza reforçou que depressão e ansiedade são condições médicas sérias e que o isolamento social pode ser tão prejudicial quanto o tabagismo ou a obesidade.
Como caminhos práticos para fortalecer a saúde mental, ela recomendou a prática de atividade física, a participação social e o cultivo de boas emoções como gratidão e resiliência.
Foto: ParaibaOnline
Finalizou lembrando que o papel do geriatra é olhar para a pessoa idosa de forma integral, cuidando do corpo, da mente e do contexto social, e que cuidar da saúde mental é uma escolha poderosa para envelhecer com autonomia, alegria e qualidade de vida.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.