Fechar
O que você procura?
Saúde e Bem-estar
Foto: Freepik
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A alimentação adequada é importante para obter energia e maior desempenho em qualquer exercício físico, inclusive em corridas. Apesar da busca por métodos perfeitos na rotina de treinos, muitas pessoas cometem diversos erros nas estratégias alimentares. Saber identificar quais comidas são ideais é uma informação necessária para todos que praticam atividades, inclusive os iniciantes.
“Devido ao esforço feito, a atividade física exige mais do organismo, pois o corpo realiza vários processos metabólicos, os quais necessitam de nutrientes específicos. Por isso, a base da dieta de um corredor deve ser focada em energia, especialmente a proveniente de alimentos com médio e baixo índice glicêmico, que fornecem energia de forma constante aos músculos e ao cérebro durante o exercício. Frutas como banana, maçã, manga e melancia, além de aveia, pães integrais, arroz, batata-doce, mandioca e outras raízes, são ótimas opções”, explica a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Parangaba, Marcela Miranda.
Os principais alimentos para serem consumidos no pós-treino tardio são os ricos em proteínas, como ovos cozidos, atum, sardinha, carne ou frango. Eles são fontes essenciais, pois ajudam na performance e recuperação após a prática dos exercícios. O leite também é uma opção para quem não tem alergia ou sensibilidade.
“As proteínas têm função estrutural em nosso organismo e auxiliam para não haver desgaste muscular que possa acarretar lesões. Também há os alimentos ricos em ferro, como feijão, ervilhas e carnes. Eles são capazes de dar uma energia a mais por ajudar no transporte de oxigênio no corpo”, acrescenta a profissional.
A nutricionista indica consumir gorduras boas do abacate, castanhas, chia e linhaça, pois contribuem no metabolismo e reduzem inflamações. No entanto, antes de praticar o exercício, evite frituras, alimentos gordurosos, ultraprocessados, álcool e comidas com açúcar refinado.
“Treinos mais longos aumentam a perda de líquidos e eletrólitos pelo suor, como sódio, potássio e magnésio. Por isso, é fundamental manter a hidratação constante para evitar cãibras, tontura e queda no desempenho. Além disso, é importante priorizar alimentos leves antes da corrida e fazer a refeição entre 30 e 90 minutos antes do treino, respeitando o tempo de digestão, que varia entre as pessoas”, finaliza Marcela Miranda.
E, pensando em promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, a UNINASSAU Parangaba promove, no dia 3 de agosto, a 1ª Corrida Universitária. O evento esportivo é aberto para comunidade em geral. Aos interessados, basta acessar o link https://www.gokursos.com/comunicacao/corrida%20uninassau.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.