Saúde e Bem-estar

Problemas respiratórios aumentam devido às mudanças de temperatura

Da Redação*
Publicado em 1 de maio de 2025 às 12:08

Dra Marília Barbosa - Médica da Funasa Saúde

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A temporada das gripes, viroses e outros tipos de problemas respiratórios está no auge. Esses quadros gripais costumam ocorrer, principalmente, entre os meses de abril e junho por ser época de mudanças de temperaturas, lotando os consultórios médicos.

A médica da Família, Marília Barbosa, que integra a equipe da Funasa Saúde, associação genuinamente paraibana que opera planos de saúde, aponta os sintomas, formas de tratamento e de prevenção às síndromes respiratórias.

Marília Barbosa ressalta que as principais queixas dos pacientes são de sintomas gripais clássicos: “São infecções respiratórias que, principalmente, são caracaterizadas por febre, tosse, coriza, dor de cabeça, diarréia, mal-estar, aquela falta de ânimo”.

A médica alerta que a indicação de medicamentos para tratar os problemas respiratórios sazonais devem ser prescritas com cuidado: “O tratamento nem sempre se baseia em medicações mais forte. Muitas vezes repouso, bastante hidratação e medicações assintomáticas vão dar conta”. Já a buscar por atendimento hospitalar deve ser feita para casos que apresentem complicações como pneumonia bacteriana, sinusite, otite, destritação, mal-estar profundo.

Sobre prevenção, a médica Marília Barbosa cita que alguns cuidados básicos ajudam a reduzir os quadros gripais. “Evitar ambientes onde tenham muitas pessoas agrupadas, a questão de manter o calendário vacinal em dia é importante, a lavagem das mãos e a higienização dos ambientes, o uso de máscaras por pessoas que tenham infecções respiratórias ativas”, enumera.

Marília Barbosa enfatiza, especificamente, a importância da vacinação para os grupos prioritários que têm o risco de apresentar quadros mais graves dessas infecções gripais. A médica ressalta que é fundamental que pessoas como idosos, crianças, gestantes, pacientes portadores de câncer, os imuno comprometidas e transplantados, por exemplo, mantenham o calendário vacinal atualizado.

* Funasa Saúde

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande