Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Diante do aumento dos casos de Covid-19 em Campina Grande, a Secretaria de Saúde do município anunciou a descentralização dos serviços de testagem e atendimento para desafogar os hospitais e garantir um melhor fluxo nos atendimentos.
Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas, a medida busca evitar a superlotação das unidades de urgência e emergência, permitindo um atendimento mais eficiente para a população.
“Elas naturalmente são sentinelas, temos o Hospital Pedro I, e em breve estaremos descentralizando alguns serviços de testagem para desafogar as unidades de emergência, como a UPA do Alto Branco, que não atende apenas casos de vírus respiratórios, mas diversas emergências. Estamos adotando estratégias para garantir que os hospitais fiquem disponíveis para quem realmente precisa, principalmente os casos mais graves”, explicou Miguel Dantas.
A ampliação da testagem será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Saúde e da Vigilância Epidemiológica do município. Além disso, a Prefeitura reforça a importância da triagem adequada para evitar agravamentos e garantir um tratamento eficaz.
Quando realizar o teste de COVID?
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, é essencial buscar atendimento já nos primeiros sintomas.
“A partir do primeiro sintoma, a pessoa deve procurar um serviço de saúde. Isso porque o vírus tem um período de incubação de três a cinco dias antes dos primeiros sinais. Cada paciente é tratado de forma individual, considerando fatores como imunossupressão e comorbidades”, esclareceu Miguel.
Ainda segundo ele, após testar positivo, o tempo médio de recuperação varia entre cinco e sete dias, sendo recomendável um período de isolamento de até dez dias para evitar a transmissão.
A Secretaria de Saúde reforça ainda a importância do uso de máscaras, principalmente em locais fechados e de grande circulação, como medida preventiva diante da nova alta de casos.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.