Saúde e Bem-estar

Psicóloga ilustra como ficar preso nas desculpas impede-nos de avançar

Da Redação*
Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 12:00

saude mental

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Continua depois da publicidade

Continue lendo

No quadro Saúde Mental, do programa Conexão Caturité, a psicóloga Josiplessis Marques trouxe uma reflexão importante sobre o livro A Coragem de Não Agradar, que explora um diálogo entre um filósofo e um jovem questionador.

Josiplessis compartilhou um trecho marcante sobre a coragem de ser feliz e como muitas vezes criamos desculpas para não mudar nossa vida, mesmo desejando a mudança.

O filósofo, ao conversar com o jovem, destaca que, ao dizer “se eu pudesse ser como Y, seria feliz”, o jovem está apenas se permitindo viver no domínio das possibilidades, sem tomar decisões práticas para mudar de vida.

josiplessis marques

Foto: Reprodução/Rede Ita

Josiplessis explicou que muitos de nós agimos da mesma forma: adiamos os nossos sonhos e desejos por medo da rejeição ou do fracasso. O exemplo de um escritor que nunca termina seu livro por achar que não tem tempo ilustra como ficamos presos nas desculpas, impedindo-nos de avançar.

A reflexão é sobre não viver na expectativa de que as condições ideais apareçam, mas de agir dentro da realidade atual e ir em frente, aprendendo e crescendo com cada experiência.

Ouça o podcast completo.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas