Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Neste 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a médica oncologista Renata Aragão destacou a relevância da data para conscientizar a população sobre a doença, que é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo.
“O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, por isso a importância de datas como essa para a gente reforçar e conscientizar a população sobre essa doença. Existem maneiras de reduzir o risco de desenvolver câncer, como ter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente e fazer exames de prevenção recomendados pelo médico”, explicou a especialista.
Renata ressaltou que esses hábitos, além de diminuírem o risco de desenvolver a doença, podem garantir um diagnóstico precoce, aumentando significativamente as chances de cura.
A oncologista também orientou sobre como identificar possíveis sinais de alerta. “Antes de mais nada, é importante conhecermos o nosso próprio corpo. Fiquem atentos ao surgimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, sangue nas fezes ou urina, perda de peso inexplicável, cansaço extremo, sangramentos anormais ou rouquidão persistente. Esses sintomas merecem atenção médica imediata”, alertou.
Ela reforçou ainda a importância de exames regulares, como a mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, colonoscopia a partir dos 45 anos, e exames específicos para detecção de câncer de próstata e pulmão.
Renata destacou que a prevenção e a conscientização não se limitam a este dia, mas devem ser um esforço contínuo.
“O cuidado com a saúde deve ser realizado o ano todo, não é só naquele mês ou campanha específica. Temos ações como o Novembro Azul, para o câncer de próstata, o Outubro Rosa, para o câncer de mama, e o Dezembro Laranja, focado no câncer de pele. Essas campanhas são fundamentais para manter a população atenta à sua saúde e informada sobre os tipos de câncer mais comuns”, enfatizou.
Ela também mencionou a importância de vacinas como a do HPV, que previne o câncer de colo de útero, e lembrou que a conscientização sobre o câncer é uma luta constante, visando reduzir os índices da doença por meio da prevenção e do diagnóstico precoce.
Ouça a explanação completa.
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.