Saúde e Bem-estar

Redes sociais e a autoconfiança: psicóloga alerta para os perigos da comparação constante

Da Redação
Publicado em 30 de julho de 2024 às 16:53

Josiplessis Marques psicóloga

Foto: Foto: reprodução/Rede Ita

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Em entrevista à Rádio Caturité FM nesta terça-feira (30), a psicóloga Josiplessis Marques abordou um tema cada vez mais relevante na sociedade atual: o impacto das redes sociais na autoconfiança das pessoas.

Segundo a especialista, a exposição constante a modelos ideais de vida, corpo, relacionamentos e sucesso pode gerar um sentimento de insatisfação e inadequação.

– Ver na internet muitos modelos ideais de família, de corpo, de modelos de casais, de padrão de vida, de estilo de vida mega ultra saudável, pode comprometer sim a nossa autoconfiança – alertou.

A psicóloga explicou que essa comparação constante com padrões irreais pode levar a uma visão distorcida da própria realidade.

– Nós vivemos uma vida real, muitas vezes nós temos nossas limitações, não conseguimos alcançar aqueles padrões e ficamos olhando a nossa vida com insatisfação e descontentamento – afirmou.

Josiplessis destacou a importância de ter cuidado com o tempo gasto e o tipo de conteúdo consumido nas redes sociais.

– Ninguém tem tudo e cuidado com quem você se compara. Geralmente a gente não se compara com alguém que é compatível. A tendência é que a gente olhe para alguém que está acima – ressalta.

Para evitar esses problemas, a psicóloga sugere uma “faxina” nas redes sociais, deixando de seguir perfis que geram sentimentos negativos.

 

*Siga nosso Instagram @paraiba_online

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.