Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Consultório JM do programa Jornal da Manhã, o médico Antônio Henriques abordou os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia.
O tema se deu em um momento de reflexão após a notícia do falecimento do ex-jogador de vôlei Pampa, campeão pela seleção brasileira, que sucumbiu devido a complicações pulmonares.
Dr. Henriques trouxe à tona a importância de entender os riscos e benefícios desse tratamento no combate ao câncer.
A quimioterapia, como ressaltado pelo médico, pode apresentar uma série de efeitos colaterais, que variam de leves a graves.
Os efeitos colaterais imediatos mais comuns incluem náuseas, vômitos, dores de cabeça e reações alérgicas.
Em casos mais raros, podem ocorrer neuropatias, que são danos ao funcionamento dos nervos, além de descamação da pele e das unhas.
Em longo prazo, os pacientes podem enfrentar lesões nos órgãos-alvo da terapia e um aumento no risco de desenvolver outros tipos de câncer.
Entre as complicações raras, o médico destacou a pneumonite, uma reação alérgica ao medicamento que afeta o pulmão, manifestando-se com sintomas como cansaço, tosse e falta de ar.
Embora não seja frequente, é essencial que os pacientes estejam atentos a esses sinais, pois cerca de 10% dos quimioterápicos podem causar algum tipo de inflamação pulmonar.
Confira a coluna completa e entenda:
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.