Saúde e Bem-estar

Maternidade Frei Damião realiza primeiras cirurgias de endometriose profunda

Da Redação com Secom/PB
Publicado em 22 de abril de 2024 às 15:40

2024 opera paraíba cirurgia

Foto: Secom/PB

Continua depois da publicidade

A Maternidade Frei Damião, unidade hospitalar do Governo da Paraíba, em João Pessoa, realizou, nesse domingo (21), as primeiras cirurgias de endometriose profunda, por meio do Programa Opera Paraíba, ampliando a assistência de saúde e facilitando o acesso das paraibanas a esse tipo de tratamento. Foram três pacientes no primeiro dia de procedimentos, que são realizados por vídeolaparoscopia, de forma minimamente invasiva.

A diretora da Maternidade, Marcela Tárcia, informou que a meta inicial é contemplar quatro pacientes por mês no início e ampliar essa oferta quando o Hospital da Mulher entrar em funcionamento.

“É importante ampliar a variedade de procedimentos que oferecemos à população. A cirurgia de endometriose profunda é mais complexa do que aquela onde a doença alcançou apenas a parte ginecológica do corpo. A cirurgia exige a participação de profissionais de outras áreas, como cirurgia digestiva e urologia, e agora temos a equipe ideal para garantir esse tratamento de forma segura e eficiente. No futuro, com uma estrutura maior e mais preparada, vamos ampliar a oferta e melhorar a assistência às mulheres paraibanas que sofrem com endometriose. Importante destacar que a cirurgia de endometriose ginecológica continua sendo oferecida na rotina semanalmente”, detalhou.

Uma das pacientes contempladas foi Ana Claúdia Neves, de 43 anos. Ela conta que já aguardava pelo procedimento.

“Comecei a suspeitar que as minhas dores eram endometriose, pois eram incapacitantes e eu vivia à base de remédios para conseguir manter minha rotina no trabalho. O diagnóstico veio somente há quatro anos, com uma ressonância. E de lá até aqui tenho feito uma peregrinação em serviços de saúde buscando a cirurgia, até que fui encaminhada para o ambulatório da Maternidade Frei Damião”, revelou.

Ana Cláudia lembrou que ainda tinha dúvidas sobre a possibilidade da cirurgia.

“Foram tantas vezes que minha esperança foi destruída que eu fui sem muita expectativa, mas me deparei com uma equipe maravilhosa e ali eu entendi que tinha chegado no lugar certo. Eu recebi a notícia da cirurgia com muito alegria e só faltavam quatro dias para o procedimento. Foram muitas lágrimas de felicidade e hoje estou aqui, pronta para mudar a minha vida, com a esperança de poder trabalhar e cuidar da minha família. É uma nova fase que foi muito aguardada e que agora vai chegar”, finalizou.

A Maternidade Frei Damião tem ampliado a oferta de exames, cirurgias e procedimentos para toda a população paraibana. Somente em 2023, foram implantados procedimentos como histeroscopias diagnóstica e cirúrgica (que identifica e trata alterações no útero), laqueadura periumbilical, transfusão sanguínea intrauterina e cirurgias bariátricas.

Em 2024, foram realizadas as primeiras cirurgias de endometriose para os estágios iniciais da doença. Também foi ampliada a oferta de laqueadura tradicional e inserção de DIU, que podem ser acessadas sem agendamento no ambulatório da unidade, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.