Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Manter uma boa saúde bucal é fundamental para o bem-estar, autoestima e saúde geral do nosso corpo, evitando problemas graves que podem ser desencadeados pela falta de cuidados com a boca, dentes e gengiva.
Isso porque a higiene oral não afeta apenas a boca, mas todo o corpo, uma vez que ela é um ponto de contato do mundo externo com o organismo e possui conexão com o nosso sistema digestivo.
Diante disso, conservar bons cuidados com a higiene bucal não apenas ajuda a prevenir problemas dentários, como cáries e doenças periodontais, mas também pode evitar o desenvolvimento de outras doenças sistêmicas.
Mas isso é mais complexo e importante do que você imagina. Por isso, desenvolvemos um artigo completo sobre a importância da saúde bucal, dicas de como mantê-la sempre em dia e os riscos relacionados à negligência de seus cuidados.
Acompanhe a leitura e confira!
Como a saúde bucal influencia no restante do corpo?
Estudos comprovam que a saúde bucal está intimamente ligada à saúde do corpo como um todo. Os cuidados básicos podem prevenir de condições como:
● Acidente Vascular Cerebral (AVC): pesquisas apontam uma relação entre a má higiene oral com os microrganismos que atuam na resposta inflamatória do nosso corpo e que podem agravar um quadro de AVC.
● Doenças cardíacas: a placa bacteriana pode invadir a corrente sanguínea e se alojar nas artérias, o que pode ocasionar problemas sérios, como a endocardite bacteriana, uma infecção na válvula do coração proveniente de bactérias de cáries bucais.
● Problemas na gravidez: as doenças periodontais podem aumentar os riscos de um parto prematuro e gerar complicações na gestação, devido às citocinas secretadas pelas células.
● Retração da gengiva: o acúmulo de placa bacteriana ocasiona um processo de inflamação, que, caso não seja tratado, começa a expor as raízes dos dentes, deixando a região vulnerável.
● Doenças pulmonares: as bactérias instaladas na boca podem chegar até os pulmões e causar pneumonia e bronquite.
Existem outras condições que podem ser motivadas pela má higiene bucal, como HPV, Síndrome de Sjogren, câncer, lesões na boca, diabetes, impotência sexual, artrite e muito mais.
A saúde bucal também desempenha um papel importante no desenvolvimento social e psicológico, influenciando a autoestima, a comunicação e as interações interpessoais. Um sorriso saudável e atraente pode melhorar a confiança e a qualidade de vida das pessoas.
Cuidados básicos para manter a saúde bucal
Para garantir uma boa saúde bucal e, por consequência, preservar o bem-estar geral, é fundamental adotar hábitos saudáveis de higiene oral.
Escovar os dentes corretamente depois de todas as refeições, usar o fio dental diariamente e fazer uso de enxaguantes bucais são hábitos simples, mas essenciais para manter uma boa higiene oral e evitar problemas mais sérios no futuro.
Além disso, consultas regulares com profissionais formados em odontologia e limpezas especializadas são algumas das práticas essenciais para manter a higiene oral e evitar problemas mais sérios no futuro.
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.