Fechar
O que você procura?
São João
Foto: Codecom-CG
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A música instrumental será destaque na programação d’O Maior São João do Mundo neste sábado (21). A partir das 17h, o Quadrilhódromo do Parque Evaldo Cruz recebe o II Encontro de Filarmônicas, iniciativa promovida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que celebra a tradição das bandas filarmônicas em um espetáculo de “Clássicos Juninos”, com releituras de canções consagradas por grandes artistas nordestinos.
A anfitriã do evento será a centenária Filarmônica Epitácio Pessoa, patrimônio cultural de Campina Grande, que receberá três corporações musicais convidadas: a Filarmônica Municipal Abdon Tavares, de Serra Redonda (PB); a Sociedade Musical São Miguel, de Barra de São Miguel (PB); e a Sociedade Musical Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe (PE).
O encontro também servirá como uma preparação para a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica e proporcionará ao público momentos de integração cultural, intercâmbio entre músicos e apresentações de elevado nível artístico, reforçando a importância das filarmônicas na preservação da memória musical e na formação de novos talentos.
Com mais de 120 anos de história, a Filarmônica Epitácio Pessoa é considerada o equipamento cultural mais antigo de Campina Grande. Fundada em 15 de novembro de 1898 pelo professor Antônio Balbino, a instituição já recebeu diferentes denominações ao longo de sua trajetória, como “XV de Novembro” e “Filarmônica Campinense”, além do apelido “Sá Zefinha”, em homenagem a uma admiradora da década de 1920. Em 1950, passou a homenagear o ex-presidente da República Epitácio Pessoa, único paraibano a ocupar o cargo. Em 1977, conquistou projeção nacional ao se tornar vice-campeã do 1º Concurso Nacional de Bandas. Atualmente, é administrada pela Prefeitura de Campina Grande e tem como diretor o músico Rivanildo Barbosa Pereira, secretário executivo Marcos Fabrício e os maestros Wellington Silva e Wamberto Pereira.
Representando Serra Redonda, a Filarmônica Municipal Abdon Tavares foi fundada em fevereiro de 2001 e reúne jovens e adultos em torno da música. Com repertório que inclui marchas, dobrados, forró, baião e outros ritmos populares, a banda já participou de importantes eventos cívicos e culturais da região. Após um período de desativação, foi revitalizada em 2022 pela gestão municipal, com apoio da Secretaria de Assistência Social. Sob a regência do maestro Gedeão Faustino, conta atualmente com 45 músicos e diversos aprendizes, oferecendo aulas gratuitas e atividades permanentes ao longo do ano.
Outra atração será a Sociedade Musical São Miguel, um dos principais patrimônios culturais de Barra de São Miguel. Suas origens remontam a 1907, embora tenha sido reorganizada oficialmente em 26 de abril de 1964. A instituição exerce papel fundamental na formação cultural e artística da comunidade, promovendo o ensino gratuito de música e participando de festivais e encontros em diversas cidades paraibanas. Reconhecida como Patrimônio Cultural Material e Imaterial do município, a banda segue sob a regência do maestro Sérgio Moura.
Completando a programação, a Sociedade Musical Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe, levará ao público uma trajetória iniciada no final do século XIX. Oficialmente fundada em 4 de outubro de 1900 por Pedro Ferreira Pedrosa e José Teodoro Aragão, a corporação surgiu com o nome de “Sociedade Musical Triunfo Santa-cruzense” e, posteriormente, adotou a nomenclatura atual. A banda consolidou-se como uma das mais tradicionais instituições musicais da região graças ao forte apoio popular para aquisição de instrumentos. Seu primeiro maestro foi Antônio Cisne, sucedido por Joaquim Muniz Facão, nomes que contribuíram para a construção da história da entidade.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.