Fechar
O que você procura?
São João
Foto: Rian Tavares/Repórter Educom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Mais do que uma festa popular, o São João é uma celebração da identidade nordestina, e a gastronomia é uma das expressões mais vivas dessa cultura. No Parque do Povo, em Campina Grande (PB), considerado o coração das festividades, os sabores típicos ganham destaque e revelam a força das tradições, mas também há abertura para novas experiências culinárias.
Entre os pratos mais procurados estão os clássicos canjica, mungunzá, pamonha doce, bolo de milho e queijos artesanais. Feitos com ingredientes simples e cheios de simbolismo, eles carregam consigo histórias, memórias e afetos. Para muitos visitantes, provar esses alimentos é reencontrar-se com a infância e reviver momentos familiares.
É o caso de Cleislandia Bezerra, da cidade de Pocinhos, que relembra com carinho os encontros na casa da avó. “No meu São João não pode faltar pamonha. Cada mordida traz um pedacinho da infância de volta”, diz. Sua fala evidencia como a comida típica vai além do sabor, ela preserva laços afetivos e culturais.
Mas se a tradição segue firme, a criatividade também tem vez. Releituras como o pastel de cuscuz com queijo coalho e nata e a coxinha de cuscuz vêm conquistando o público ao unir ingredientes regionais a formatos populares. A ideia de reinventar o tradicional é defendida por Clarice Bazante, dona do Pastel da Liberdade. “Pensamos: por que não um pastel de cuscuz? Fizemos, o pessoal provou e virou um sucesso”, conta.
Entre os pratos mais pedidos, além do pastel, estão os tropeiros e o “dengo cremoso”, que leva creme de paçoca gourmet com queijo coalho assado na chapa. Segundo Clarice, inovar é uma forma de manter viva a cultura. “Os clientes esperam novidades, mas também se encantam com o que é da nossa terra. Inovar é necessário”, afirma.
Para outros expositores, como Maria Paula Ferreira, a aposta está justamente na valorização dos sabores tradicionais. Em sua primeira participação no evento, ela decidiu investir em pratos típicos, após perceber a escassez de barracas com esse foco. “Canjica e mungunzá são os campeões de venda”, afirma. A proposta conquistou tanto moradores quanto turistas, que se surpreendem ao encontrar delícias que remetem ao verdadeiro São João do interior.
Entre o resgate de receitas e a criação de novos sabores, a culinária junina no Parque do Povo revela que tradição e inovação podem caminhar lado a lado. O resultado é uma experiência que alimenta o corpo e a memória, reafirmando a força da cultura nordestina a cada mordida.
*Equipe Repórter Educom
Texto: Nayara Rocha e Clara Santos
Imagem: Rian Tavares
Edição: Mariana Cantalice
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.