Política

Nova pesquisa eleitoral: Lula empatado com Flávio e Tarcísio no 2º turno

Da Redação*
Publicado em 11 de março de 2026 às 9:00

urna eletronica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A corrida presidencial de 2026 começa a ganhar contornos de equilíbrio, segundo o levantamento mais recente da Meio Ideia, divulgado nesta quarta-feira (11).

O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um cenário de indefinição em eventuais disputas de segundo turno contra nomes fortes da direita.

Lula está em empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em simulações de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Meio Ideia divulgada nesta quarta-feira (11).

No cenário de disputa entre Lula e Flávio, o presidente aparece com 47% das intenções de voto, contra 45% do senador.

No confronto com Tarcísio, Lula tem 46% e o governador, 45%. A diferença nos dois casos está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em todo o Brasil de sexta-feira (6) até esta terça (10), por meio de entrevistas telefônicas.

O intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00386/2026-Brasil.

Demais cenários
Nos outros cenários de segundo turno testados pela pesquisa, Lula aparece à frente dos adversários.

Ele marca 47% contra 41% de Ratinho Jr. (PSD-PR), 46% contra 38% de Romeu Zema (Novo-MG), 46% contra 37% de Ronaldo Caiado (PSD-GO), 47% contra 29% de Eduardo Leite (PSD-RS), 47% contra 25% de Renan Santos (Missão) e 47% contra 19% de Aldo Rebelo (DC).

IPEC: Maioria desaprova governo e percepção negativa sobre a economia volta a crescer

Nos três cenários estimulados de primeiro turno em que foram testados juntos pela pesquisa, Lula e Flávio têm larga vantagem sobre os demais.

O petista marca 40% em todos, o senador oscila entre 35% e 36%, dentro da margem de erro, e os demais ficaram abaixo de 10%.

Ratinho Jr, Eduardo Leite, e Ronaldo Caiado aparecem com 9%, 4% e 5%, respectivamente, nas vezes em que são testados. Tarcísio aparece com 36% no cenário em que é inserido no lugar de Flávio, ante 40% de Lula.

O atual presidente é o candidato com maior rejeição entre os nomes testados: 43,6% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

O filho de Jair Bolsonaro aparece em seguida, com 34,5%. Os demais ficam abaixo de 16%.

Na avaliação geral do governo, 45,3% classificam a gestão como ruim ou péssima, e 34,6% como ótima ou boa.

Outros 18,3% avaliam como regular. Na aprovação pessoal do presidente, 50,5% desaprovam e 47,2% aprovam.

Questionados se Lula merece continuar no cargo após o fim do mandato, 50,6% disseram que não, contra 46,7% que responderam sim.

*Laura Intrieri/Folhapress

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba