Fechar
O que você procura?
Política
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O juiz de direito Euler Paulo de Moura Jansen tomou posse, nesta sexta-feira (6), no cargo de juiz membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
A solenidade ocorreu na sala da Presidência do TRE-PB e contou com a presença de familiares, magistrados e convidados de outros órgãos do Poder Judiciário. Na ocasião, a diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro, leu o termo de compromisso e posse.
Em seu discurso de posse, o juiz de direito Euler Paulo de Moura Jansen destacou a satisfação de integrar a Corte Eleitoral e ressaltou que o universo do Direito Eleitoral atravessa sua trajetória desde cedo.
“Meu pai e meu irmão contribuíram com a Justiça Eleitoral, o que reforça em mim o sentimento de pertencimento e de retorno à instituição. Já atuei como juiz eleitoral, mas essa nova missão de colaborar com a segunda instância me deixa lisonjeado, pois é uma forma de dar continuidade ao legado construído por meus familiares”, afirmou.
Embora o ano eleitoral imponha desafios significativos, especialmente no enfrentamento à desinformação, às deep fakes e ao uso da inteligência artificial — fatores que impactam diretamente o processo democrático —, o magistrado afirmou sentir-se preparado para contribuir com a Justiça Eleitoral.
“Concluí recentemente um mestrado na área de inteligência artificial e também participei de curso de atualização da Escola Nacional Eleitoral, que abordou de forma específica essa temática”, declarou.
O procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Alcides Orlando de Moura Jansen, veio prestigiar a posse do irmão, Euler Paulo de Moura Jansen. Para ele, a Justiça Eleitoral paraibana é um solo sagrado, pois contribuiu para a fundação da sede.
“Passei quase dez anos de minha vida ocupando o cargo de diretor-geral. Sinto-me privilegiado por ter acompanhado a transformação no processo eleitoral, desde o período em que as eleições ocorriam com votos em cédulas de papel até a implantação da urna eletrônica — marco histórico no fortalecimento da confiabilidade das eleiçõe s”, declarou.
Por fim, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, deu as boas-vindas ao juiz empossado, Euler Jansen, parabenizando a iniciativa de contribuir com a Justiça Eleitoral, ainda mais em um ano eleitoral.
“Foi uma grata surpresa saber que você se inscreveu para integrar o TRE-PB. Essa postura evidencia o comprometimento com a Justiça Eleitoral. Acredito que você será designado para trabalhar a questão da propaganda eleitoral; assim, teremos um reforço de alguém tão preparado como você”, concluiu.
A esposa, Elme Toscano Jansen; as duas filhas do casal, Eline e Ellen Toscano Jansen; e o genro, Davi Bonitese, prestigiaram a cerimônia de posse. Também estiveram presentes na solenidade o juiz federal Bruno Teixeira; o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; o juiz da 4ª Vara do Juizado Civil e diretor do Fórum Eleitoral de João Pessoa, José Célio de Lacerda; além dos juízes membros da Corte Eleitoral Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Rodrigo Clemente Brito.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.