Fechar
O que você procura?
Política
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Nesta quinta-feira (08), atos serão realizados em todo o país em defesa da democracia para lembrar os três anos dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no ano de 2023. Em João Pessoa, a mobilização será no Busto de Tamandaré às 16 horas, com a participação de lideranças políticas e movimentos sociais.
Em entrevista à imprensa, a presidente do PT-PB, deputada estadual Cida Ramos, destacou o simbolismo dessas movimentações, apontando a necessidade da reafirmação dos princípios democráticos.
“Amanhã é um dia histórico para ser lembrado e ao mesmo tempo para que a gente possa reafirmar a importância de algo que é tão fundamental na vida das pessoas que é a democracia”, afirmou.
A parlamentar ressaltou que a trajetória política do Brasil é marcada por rupturas institucionais, o que torna necessária a defesa do regime democrático.
“O Brasil é um país que na sua trajetória teve mais golpes, mais ditaduras do que propriamente a democracia. Então, isso é algo que nós brasileiros temos de abraçar com muita força que é o direito de poder nos expressar, de poder votar livremente”, destacou.
Segundo a dirigente petista, os atos também têm o objetivo de manter viva a memória dos acontecimentos de 08 de janeiro de 2023 e das ameaças às instituições.
“Amanhã nós vamos, sim, lembrar a tentativa de golpe, lembrar que tentaram contra a vida do presidente da República, do presidente do Tribunal Superior eleitoral, contra a vida do vice-presidente”, pontuou.
Cida Ramos enfatizou ainda que a data deve ser ressignificada como um marco da resistência democrática, sem que os fatos sejam esquecidos.
“Amanhã nós vamos estar em festa, porque a democracia prevaleceu, o povo brasileiro se posicionou contra esse absurdo que foi essa tentativa de golpe de não aceitar o resultado eleitoral. Então, amanhã é uma data que o Brasil inteiro estará nas ruas dizendo ‘sim’”, reforçou.
CRÍTICAS AO CONGRESSO NACIONAL
Desde os atos do 08 de janeiro de 2023, não há registros de participação dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nas mobilizações oficiais em defesa da democracia. A expectativa é de que essa postura se repita nesse ano.
Diante desse cenário, Cida Ramos criticou a ausência de um posicionamento mais firme de parte das lideranças do Congresso Nacional.
“Eles como representantes do povo foram eleitos e precisam se posicionar nas redes sociais. Eu como parlamentar me posiciono, estou organizando o ato e reafirmo que esse país precisa de democracia, da soberania, de unidade do seu povo”, concluiu.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.