Política

08 de janeiro: Paraíba realiza ato em defesa da democracia

Da Redação
Publicado em 7 de janeiro de 2026 às 17:30

cida ramos

Foto: ParaibaOnline

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Nesta quinta-feira (08), atos serão realizados em todo o país em defesa da democracia para lembrar os três anos dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no ano de 2023. Em João Pessoa, a mobilização será no Busto de Tamandaré às 16 horas, com a participação de lideranças políticas e movimentos sociais.

Em entrevista à imprensa, a presidente do PT-PB, deputada estadual Cida Ramos, destacou o simbolismo dessas movimentações, apontando a necessidade da reafirmação dos princípios democráticos.

“Amanhã é um dia histórico para ser lembrado e ao mesmo tempo para que a gente possa reafirmar a importância de algo que é tão fundamental na vida das pessoas que é a democracia”, afirmou.

A parlamentar ressaltou que a trajetória política do Brasil é marcada por rupturas institucionais, o que torna necessária a defesa do regime democrático.

“O Brasil é um país que na sua trajetória teve mais golpes, mais ditaduras do que propriamente a democracia. Então, isso é algo que nós brasileiros temos de abraçar com muita força que é o direito de poder nos expressar, de poder votar livremente”, destacou.

Segundo a dirigente petista, os atos também têm o objetivo de manter viva a memória dos acontecimentos de 08 de janeiro de 2023 e das ameaças às instituições.

“Amanhã nós vamos, sim, lembrar a tentativa de golpe, lembrar que tentaram contra a vida do presidente da República, do presidente do Tribunal Superior eleitoral, contra a vida do vice-presidente”, pontuou.

Cida Ramos enfatizou ainda que a data deve ser ressignificada como um marco da resistência democrática, sem que os fatos sejam esquecidos.

“Amanhã nós vamos estar em festa, porque a democracia prevaleceu, o povo brasileiro se posicionou contra esse absurdo que foi essa tentativa de golpe de não aceitar o resultado eleitoral. Então, amanhã é uma data que o Brasil inteiro estará nas ruas dizendo ‘sim’”, reforçou.

CRÍTICAS AO CONGRESSO NACIONAL
Desde os atos do 08 de janeiro de 2023, não há registros de participação dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nas mobilizações oficiais em defesa da democracia. A expectativa é de que essa postura se repita nesse ano.

Diante desse cenário, Cida Ramos criticou a ausência de um posicionamento mais firme de parte das lideranças do Congresso Nacional.

“Eles como representantes do povo foram eleitos e precisam se posicionar nas redes sociais. Eu como parlamentar me posiciono, estou organizando o ato e reafirmo que esse país precisa de democracia, da soberania, de unidade do seu povo”, concluiu.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com