Fechar
O que você procura?
Política
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Na última quarta-feira (17), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) fez um discurso contundente no Senado Federal durante a apreciação do projeto de dosimetria, que reduz as penas aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outros condenados pelos atos antidemocráticos de 08 de janeiro de 2023.
Durante sua fala em plenário, Veneziano afirmou que a proposta não atende ao argumento de correção de excessos.
“Na verdade, o fulcro que se propõe o projeto dito de dosimetria atende a um outro propósito que não são aqueles seus Antônios, donas Josefas, que estiveram no movimento emocionalmente envolvidos de uma turba de milhares de pessoas que provocaram o que nós assistimos inclusive contra essa Casa”, afirmou.
O senador alertou para o risco institucional que, segundo ele, a medida representa.
“A mensagem que nós estamos prestes a passar é péssima. O que nós estamos muito provavelmente a dizer é a aquele e a aquela que nutrem em seu interior o germe da ditadura, que nutre a defesa pelos regimes de exceção, que vale a pena: ‘Venham, invadam, tomem a minha cadeira, façam o que bem entendam, defequem no Supremo Tribunal Federal, façam e quebrem as casas que seguram como alicerces a nossa democracia’”, rechaçou.
Na avaliação de Veneziano, a flexibilização das punições pode estimular novos atentados contra as instituições democráticas.
“Logo, logo nós haveremos pelo Congresso de abrandar, de desconhecer, de passar a mão sobre suas cabeças. Essa é a mensagem que fica para os Brasileiros”, destacou.
O parlamentar também reagiu às declarações do senador Rogério Marinho (PL-RN) que minimizou a gravidade dos ataques ocorridos em Brasília.
“Depois de tudo o que assistimos, aqui eu ouvi um companheiro e, diga-se de passagem, no alto da sua formação Intelectual, e a reconheço, o senador Rogério Marinho, dizer que foi uma balbúrdia o que nós tivemos aqui, foi uma brincadeirinha”, disse.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.