Fechar
O que você procura?
Política
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Homenageada com o Título de Cidadã Campinense pela Câmara Municipal de Campina Grande e com o Título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na última quarta-feira (03), a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) destacou a emoção e o simbolismo do reconhecimento.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM 104.1, a parlamentar descreveu o retorno à Rainha da Borborema como um reencontro afetivo com sua própria história.
“É uma emoção enorme. Uma alegria de voltar à Campina Grande que me acolheu por 14 anos. Foi onde eu vivi mais na Paraíba, foi em Campina Grande. Portanto, ser recebida agora com esse título honroso da Universidade de Campina Grande que foi uma universidade que a gente contribuiu para que ela existisse”, afirmou.
A deputada lembrou, ainda, a participação direta na criação do curso de Serviço Social, iniciativa que, segundo ela, ajudou a pavimentar o surgimento da UFCG.
“O curso de Serviço Social, eu e a irmã Porto que era uma religiosa que vivia aqui em Campina Grande e que a gente conseguiu trazer o curso de Serviço Social que foi o embrião dessa universidade que hoje me acolhe e me honra com esse título que me dá a condição de dizer: Campina Grande me acolheu 14 anos, eu sou mais de Campina Grande do que a minha cidade Uiraúna onde eu nasci e vivi menos tempo. Portanto, tudo isso é motivo de alegria, de emoção”, ressaltou.
Ao comentar sua trajetória política, Erundina afirmou que fez da militância o seu projeto de vida.
“Eu fiz da política o objetivo da minha vida. Eu sou casada com a política. Porque eu tomei consciência muito precocemente de que a realidade do meu povo na Paraíba, no nordeste, na região da seca não era e não é ainda uma situação justa com nós que nascemos por lá ainda vivem o drama da seca, do latifúndio, da falta de condições de trabalho e muito cedo eu me dei conta de que eu tinha que buscar meios para mudar aquela realidade”, pontuou.
Segundo a deputada, foi o estudo e a compreensão crítica da realidade que a impulsionaram a dedicar sua vida a um projeto de transformação social.
“Foi a partir do estudo, do entendimento de que temos que mudar nossa realidade e eu me decidi a colocar minha vida, minha capacidade de trabalho, minha inteligência a serviço de um projeto de mudança não só da minha Paraíba, nem só do Brasil, eu sonho em mudar o mundo. Por isso, política para mim é algo fundamental, essencial e que me dá juventude independentemente do tempo de vida que já tenho”, disse.
Erundina também relembrou sua participação na criação do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla pela qual disputou suas principais eleições.
“Eu entendi que a política é a ferramenta mais eficaz para a gente mudar aquilo que precisa mudar. Me organizei, me mobilizei, ajudei a criar um partido político que é o PT e foi pelo PT que eu disputei mais eleições. Portanto, eu devo à política”, observou.
Ao analisar as questões sociais do Nordeste, a deputada reforçou a necessidade de mudanças estruturais na região.
“É uma realidade que precisa mudar. O problema não é a falta de chuva. O problema é a estrutura fundiária, que tem que dividir essa terra para garantir condições de sobrevivência para todos que queiram viver nessa região e não sejam obrigados a arribar”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.